Maio 2021
5

ANDREA PENA Coluna Social

Maio 2021
5

ANDREA PENA Coluna Social

Maio das Mães

Clima de Dia das Mães até no beach tennis. Depois da chuva, o sol brilhou para Laís e Bernadete Bragatto, com o professor Zé Luiz Endorfinado.

Laís e Bernadete Bragatto, com Zé Luiz Martins
Roberta Larica

Avessa à cápsulas

A nutricionista Roberta Larica gosta de café coado e orgânico, puríssimo ou com leite de castanhas, além de um temperinho caseiro (canela, gengibre e cacau). Independente do gosto, ela recomenda: Evite cápsulas! A grande maioria é feita com plástico e alumínio! Isso intoxica seu corpo e desequilibra seus hormônios. Use coador de pano ou, se preferir, papel ecológico. Evite usar coador de plástico (ao ser aquecido libera vários fitalatos e BPA). Essas e outras dicas fazem parte de seu treinamento 100% online “Cozinha Saudável em Casa”.

Chesecake a três

A chef patissier Flavia Gama comanda uma live especial de Dia da Mães no perfil da Buaiz Alimentos no Instagram, quinta-feira (6), às 19h. Ao lado das filhas, Isabela e Vitória, vai ensinar o preparo um cheesecake de brownie com caramelo salgado – ótima opção de sobremesa para o almoço de domingo. A live faz parte da programação gastronômica que a empresa tem realizado nas suas redes sociais, desde o início da pandemia.

Assim se muda o mundo...

Sob a coordenação das professoras Jackeline Gusman e Kelly Carrareto, alunos do 5º ano da Escola Monteiro desenvolvem projeto focado no consumo consciente e no descarte adequado dos resíduos. O tema, presente nos livros didáticos, ganhou a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória, por meio da educadora ambiental Osneia Peccoli. Excelente parceria.

Photoshoot

Marcia Gabriella Barros e Elisa Bortoline: ensaio para La Bassetti.

Viva Laura!

Heliane Duarte com a neta, Laura de La Fertê Laperrière, que acaba de comemorar 10 aninhos.

Heliane Duarte e Laura de La Fertê Laperrière

Check-up: Chocolate x coração

Por Schariff Moysés*

Um estudo feito por pesquisadores no Reino Unido, com mais de 116 mil pessoas entre 37 e 73 anos, mostrou que alimentos ricos em chocolate e açúcares estão associados a um risco mais alto de doenças cardiovasculares (como infarto e AVC) e mortes. Do total, 4.245 pessoas apresentaram casos de doenças cardiovasculares, 838 mortes por causa delas e 3.629 mortes no total.

Os alimentos que contribuem para a alta ingestão de açúcar devem ser reduzidos ao mínimo. Mas as gorduras animais também são fontes importantes de gorduras saturadas prejudiciais à saúde, portanto, também é importante reduzir a carne vermelha e a processada, além de manteiga e outros alimentos de origem animal.

No Reino Unido a dieta composta por alimentos ultraprocessados é mais do que o dobro da brasileira, beirando os 60%. No Brasil ainda é mais barato comer comida fresca ou preparada em casa do que alimentos ultraprocessados, mas, essa relação pode empatar e começar a se inverter daqui a cinco anos.

*Schariff é médico cirurgião cardiovascular.

Hi-Lights

A partir desta semana, Rita Tristão apresenta as novidades da 25ª edição da Casacor capixaba a um grupo seleto de profissionais. Além de adequar-se ao momento atual. a mostra evoluiu, com novidades tecnológicas, possibilidade de passeios virtuais e interações inéditas via internet.

Linda mensagem de uma leitora da Coluna: "Excelente sua nota sobre o 1º de Maio histórico! Já percebi que em sua coluna você não compactua com a pauta esquerdalha do 'quanto pior, melhor' e fico feliz que em um meio tão corruptível você se mantenha fiel aos seus princípios. Obrigada! Fez valer o meu dia!". Você fez valer o meu, Marcia.

Dentro do plano de expansão da capixaba Mindworks, o executivo Adriano Lemos vai gerenciar a filial de Belo Horizonte, que abriu as portas oficialmente nesta semana. Ele leva sua vasta experiência em TI com passagem pelas gigantes da tecnologia como IBM, Microsoft e Oracle.

Não se falava em outra coisa ontem: a então iminente morte de Paulo Gustavo e reabertura das escolas segunda-feira. O segundo tema, no entanto, liderou as rodas de conversa. É o presente de Dia das Mães que toda mãe pediu a Deus. Mérito do prefeito Pazolini.

A Paróquia Santa Rita de Cassia completou 86 anos de fundação ontem, dia 4. Maio é o mês de sua padroeira, Santa Rita (22), mês de Maria e mês das mães.

Maria Sanz convida para a ECStatic Dance, onLine via Zoom, sábado, 8, às 11h11. "A proposta dessa festa do futuro é que cada um de nós dance uma jornada musical única, preparada e facilitada por mim, rumo ao encontro consigo. É pura medicina!", adianta.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.