Economia

Frango, salada de macarrão e mousse: chef ensina a preparar uma ceia de Natal econômica

Pensando nos inúmeros gastos que os capixabas têm neste fim de ano, o jornal online Folha Vitória conversou com o chef Gabriel Júnior para saber como preparar uma ceia econômica

Peru, tender, damasco, nozes, pistache, passas, entre tantos outros itens que fazem parte da ceia de Natal e pesam consideravelmente o bolso dos consumidores. Em tempos de crise, qualquer pequena economia é sempre muito bem vinda. 

O segredo para ter uma ceia de sucesso sem prejudicar o orçamento é apostar nos sabores Foto: Divulgação

Pensando nos inúmeros gastos que os capixabas têm neste fim de ano, o jornal online Folha Vitória conversou com o chef Gabriel Júnior para saber como preparar uma ceia econômica sem perder o sabor e elegância natalinos.

Uma das opções é substituir a famosa carne de peru por um peito de frango, carne bem mais em conta que a tradicional. 

“Estou percebendo que as pessoas estão usando a criatividade. É possível trocar o peru por peito de frango e, em vez de comprar o tender de uma famosa marca no supermercado, a pessoa pode comprar em açougues, onde sai bem mais em conta. Na apresentação dos pratos, sugiro usar laranja ou abacaxi, por exemplo, para dar um toque natalino”, explicou o chef.

O segredo para ter uma ceia de sucesso sem prejudicar o orçamento é apostar nos sabores, apresentação e muita criatividade nos pratos. Para o chef, pesquisar sobre os pratos para inovar pode resultar em uma grande diferença no produto final.

“Os preços estão muito altos e os clientes reclamam. Tento adaptar e troco, por exemplo, as frutas secas que estão um absurdo por uma maçã. Na decoração, uso frutas e temperos, como alecrim, tomilho e erva doce. Vai muito da criatividade de cada um, mas é preciso pesquisar o que harmoniza com cada alimento. Hoje em dia com a crise tem que ter criatividade”, afirma.

E o polêmico pavê é uma das sobremesas mais em conta para quem está com o orçamento apertado. Outra opção e que é tendência no momento, segundo o chef, são os mousses. 

Ficou com água na boca? Se quiser economizar ainda mais na ceia, confira as dicas abaixo:

É possível trocar o peru por peito de frango, caprichando nos temperos.

Pode sair mais em conta comprar um tender no açougue

Farofa é uma excelente opção para rechear o peito de frango. Use ovo para render, passas ou banana frita e cenoura ralada.

Salada de macarrão combina com a ceia. Use macarrão parafuso colorido com milho, ervilha, passas e presunto.

Pavê e mousses combinam como sobremesas de Natal

Para decoração, utilize frutas, como laranja e abacaxi, ou temperos, como alecrim, tomilho e erva doce.

Capriche na criatividade e sabor!

Pontos moeda