Foto: Divulgação

A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo, desenvolvida em quase todos os municípios capixabas (exceto Vitória e Marataízes). A produção de café no Estado gera em torno de 400 mil empregos diretos e indiretos.

O café está presente aproximadamente em 75 mil das 108 mil propriedades agrícolas do Estado. Em torno de 73% dos produtores capixabas são de base familiar, como tamanho médio das propriedades em 8 hectares.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O Dia Nacional do Café e o Espírito Santo é comemorado nesta sexta-feira (24), e o Espírito Santo é destaque nacional e internacional no assunto.

No ano passado, o café foi o produto mais exportado pelo agronegócio capixaba, com destaque para o conilon, que mais que triplicou seu volume de sacas exportadas.

De acordo com o Centro de Comércio do Café de Vitória (CCCV), de janeiro a dezembro de 2023, foram exportadas 4 milhões de sacas de café conilon cru em grãos. Já em relação ao café solúvel, o ES exportou 501,7 mil sacas em no ano passado.

LEIA TAMBÉM: Gêmeos de Colatina: bebês são diagnosticados com bronquiolite

O café do Espírito Santo tem se destacado em premiações e os grãos de produtores capixabas venceram as duas categorias (arábica e canéfora/conilon) do prêmio Coffee of The Year 2023 durante a Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte.

Na categoria Arábica, o grande vencedor foi Deneval Miranda Vieira Júnior, do Sítio Cordilheiras do Caparaó, de Iúna; Na categoria Canéfora, o 1º lugar foi para o produtor Wagner Gomes Lopes, do Sítio 3 Marias, em Alto Rio Novo.

Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do Brasil

De acordo com Painel de Inteligência Setorial de Cafeicultura do Sebrae/ES, o Espírito Santo é o 2º maior produtor brasileiro de café, com expressiva produção de arábica e conilon. É responsável por mais de 25% da produção brasileira.

Atualmente, existem 437 mil hectares em produção no Estado. A atividade de cafeeira é responsável por 50,80% do valor bruto de produção agropecuária do Estado.

Na produção de café conilon, o Espírito Santo dispara na frente, e é o maior produtor e exportador de café conilon do Brasil. Mais de 49 mil propriedades no Estado produzem café conilon.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Baleias jubarte são vistas em primeiro registro da temporada no ES

Em 2024, é estimado que a safra chegue a  11,1 milhões de sacas, com aumento de 9% em relação à safra anterior. No 1º trimestre de ano, o Estado exportou 1,7 milhão de sacas de conilon e mais 129 mil sacas em café solúvel.

Com o café arábica, o Estado ´é o terceiro maior produtor de arábica do Brasil. Cerca de 26 mil propriedades cultivam essa categoria de café. Em 2024, a estimativa é que 4 milhões de sacas sejam produzidas, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.