Benefícios de chás e cafés para os corredores

Bianca Passos fala dos benefícios do café e dos chás para os corredores

A nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos, a Nutri que corre”, fala hoje da influência e dos benefícios do café e do chá para os praticantes de atividades físicas.

“Existem substâncias no café e no chá que podem melhorar o desempenho dos atletas, sabia disso??

O café está presente na cultura do brasileiro, e é difícil você encontrar uma família que não tenha, pelo menos, uma pessoa que beba café diariamente.

A maioria das pessoas gosta dessas bebidas por prazer, mas existem aquelas que estão de olho em suas propriedades.

O poder antioxidante do café ajuda na redução do risco de doenças como diabetes. Também foi comprovado que a cafeína está associada à diminuição das dores musculares pós-treino e no aumento do metabolismo. Já sabemos que o café nosso de cada dia traz muito estímulo aos corredores, e quanto aos chás?

Se você recebe o cardápio da nutri ou torce o nariz quando encontra indicação de chás, saiba o quanto eles podem ser importantes e saborosos para seu treino.

Separei os mais estimulantes e mais saborosos para fazer uso sem medo. Existem chás para todos os tipos de problemas, que agem como medicamentos naturais muito eficazes no tratamento de diversas doenças.

Existem também alguns chás que ajudam a aumentar a energia, principalmente, quando consumidos durante a manhã. Porém, eles também podem ser consumidos sem medo durante o dia.

Gengibre

Conhecido por ser uma raiz de propriedades anti-inflamatórias, o gengibre
caiu no gosto dos corredores que buscam melhorar o metabolismo e por ser capaz de
amenizar as dores musculares após o treino e eliminar os radicais livres formados
durante o exercício.

Por conter o princípio ativo chamado gengirol, o alimento também é
essencial para ajudar no fortalecimento do sistema imunológico. Sob orientação,
também pode contribuir para o emagrecimento e, claro, dar um “up” em seus sistemas
digestivo, respiratório e circulatório.

Também é indicado para problemas estomacais, uma vez que auxilia no combate de enjoos, indigestão e gases e no combate à proliferação de vírus e bactérias no organismo.

Chá preto

Com cafeína, esse chá pode ajudar a substituir o café para aqueles que não gostam da bebida, pois fornece a substância em quantidades ideais para ajudar a manter a mente mais atenta e manter o cansaço afastado.

Chá de mostarda, erva doce e canela

Com as propriedades dos três ingredientes desse chá, é possível conseguir mais energia para  encarar as atividades diárias, ajudando, inclusive, a tratar dores musculares de atletas geradas por um grande esforço físico.

Guaraná

O guaraná é um energético natural, agindo como estimulante e trazendo mais disposição para a sua vida. Você pode, com ele, preparar um suco associado a abacaxi, mamão e água de coco, consumindo um sabor delicioso e muitos benefícios presentes em todas essas frutas.

Chá de malva

A malva é uma planta que possui nutrientes responsáveis por aliviar dores e sensação de fraqueza corporal e, portanto, ajuda a tratar a falta de energia física e mental.

Chá verde

Importantíssimo coadjuvante da saúde, de todos seus benefícios, o que mais se destaca é na prevenção do câncer, redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e auxílio no tratamento de perda de peso.

Os flavonoides do chá verde possuem potente efeito antioxidante, que equilibra o excesso de radicais livres que são produzidos em dias de longas corridas. A quantidade necessária para que os efeitos do chá verde se manifestem é de 4 a 5 xícaras ao dia, mas apenas uma xícara diária já produz benefícios.

Para suavizar o sabor, pode ser preparado com especiarias como a erva doce, a camomila ou para os dias quentes, limão.

Chá de hortelã

Melhorar a digestão e diminuir enjoos são alguns dos benefícios do chá de hortelã, que pode ser preparado usando a hortelã comum (Mentha spicata) e outra espécie conhecida como hortelã-pimenta (Mentha piperita).

A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais porque possui ação analgésica, antiespasmódica, afrodisíaca e analgésica, sendo um ótimo chá para tomar depois das refeições porque ajuda na digestão.

#DicadaNutriqueCorre

Chá energético para pré-treino

Ingredientes:
– canela em pau
– lascas de gengibre
– folhas de hortelã
– gotas de limão
– mel para adoçar

** Canela em pó para polvilhar a gosto
Coloque em uma panela  a água e todos os outros ingredientes, menos o mel. Quando levantar
fervura, desligue o fogo e aguarde amornar. Coe e, se preferir, pode adoçar com mel a seu
gosto. Pode ser bebida uma xícara desse chá de oito em oito horas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *