Cooperativa de café conilon instala núcleo feminino em Jaguaré e amplia protagonismo de mulheres no campo

Liderança colaborativa, troca de experiências e protagonismo feminino no campo: esses são os pilares que orientam as ações do Núcleo Feminino da Cooabriel, maior cooperativa de café conilon do Brasil. A iniciativa reúne mais de 120 produtoras rurais e vem ampliando sua presença no território.

Com dois grupos regionais já consolidados, a cooperativa deu mais um passo na expansão do projeto ao criar, no último dia 24, o Núcleo Feminino Regional de Jaguaré, fortalecendo a atuação das mulheres em novas áreas produtoras de conilon no Espírito Santo.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Grupo reúne produtoras de café de Jaguaré, Sooretama e São Mateus

O grupo reúne produtoras de Jaguaré, Sooretama e São Mateus, ampliando o alcance da iniciativa e reforçando o protagonismo feminino no agronegócio capixaba.

O Fórum de ingresso das novas participantes foi conduzido por Ney Guimarães, especialista em metodologias colaborativas. Para ele, a inserção da mulher no sistema cooperativista vai além do empoderamento individual.

“Buscamos estimular o sentimento de pertença, para que percebam a cooperativa como sua e assumam uma posição de protagonismo, atuando como líderes e gestoras cooperativistas, mas que também exerçam esse papel no negócio rural, dentro das propriedades”, ressaltou Guimarães.

Mais de 40 produtoras confirmaram participação no novo núcleo. Entre elas, Tatiana Maria Schultais Medeiros, que aguardava essa oportunidade inspirada pela mãe, Maria Marlene Schultais Medeiros, integrante do núcleo de São Gabriel da Palha.

“É um aprendizado que eu desejava há bastante tempo. Está sendo uma experiência maravilhosa, tanto pelo envolvimento emocional quanto pela oportunidade de aprofundar conhecimentos dentro do ambiente cooperativista”, afirmou.

Núcleo Feminino completa 16 anos

Criado em 2009, o Núcleo Feminino da Cooabriel é referência pioneira no cooperativismo do Espírito Santo. O primeiro grupo reuniu mulheres de São Gabriel da Palha, Vila Valério, Águia Branca e São Domingos do Norte.

Em 2023, o projeto passou por um processo de reestruturação e expansão das atividades, organizadas em quatro fases de ação: Identificação e Pertencimento, Preparação e Integração, Formação e Desenvolvimento de Lideranças. Nesta nova organização foi instalado o Núcleo Regional em Nova Venécia, com participantes também de Vila Pavão e Boa Esperança.

Coordenadora da iniciativa, Nadya Bronelle destaca o impacto positivo do projeto: “Os grupos têm sido espaços de fortalecimento, aprendizado e protagonismo. Entre os pontos mais marcantes das nossas atividades estão a formação continuada, as rodas de conversa, a troca de experiências, ações de engajamento com as famílias e a participação em eventos que ampliam a visão sobre cooperativismo e agronegócio”.

Segundo o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, a ampliação da atuação dos núcleos representa mais um avanço no fortalecimento da presença feminina tanto no ambiente cooperativista quanto na gestão da atividade rural.

“Estamos ampliando a força feminina dentro do quadro social da cooperativa, mas compreendemos que integrar a mulher no processo produtivo das propriedades também é essencial. Vivemos um momento de transformação no campo e a profissionalização da atividade rural é uma necessidade,” considerou Bastianello.

Leia também:

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.