O Circuito Sabores do Caparaó foi apresentado pelo diretor do Instituto Panela de Barro, Eduardo Destefani. Foto: Divulgação
O Circuito Sabores do Caparaó foi apresentado pelo diretor do Instituto Panela de Barro, Eduardo Destefani. Foto: Divulgação

A força da integração regional e o protagonismo do turismo sustentável marcaram o II Simpósio Empresarial e Turístico do Caparaó Capixaba, realizado nos dias 20 e 21 de outubro, na Pousada Aero Sofiste, em Divino de São Lourenço.

O encontro reuniu empreendedores, gestores públicos, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, SEBRAE, SENAR, Governança regional, Instituições, , além de representantes de entidades e principalmente empresários e investidores do turismo.

Promovido pela Agência de Desenvolvimento do Caparaó, o simpósio teve como propósito fortalecer a governança entre os setores público e privado e ampliar o diálogo sobre os potenciais econômicos, naturais e culturais da região.

Sob o tema “Governança e Conexões para o Futuro do Turismo”, o evento promoveu painéis, palestras e vivências que inspiraram o público a refletir sobre estratégias conjuntas para o crescimento sustentável do Caparaó.

Conexões que transformam o turismo

A programação iniciou na segunda-feira (20), com a abertura oficial e da Rota Imperial e o painel “O Caminho do Crédito: sua empresa preparada para crescer”, que trouxe oportunidades de fomento e fortalecimento empresarial.

No segundo dia (21), o simpósio reuniu nomes de peso do setor. Valdeir Nunes, presidente do Contures e proprietário do China Park Hotel, apresentou reflexões sobre o turismo de montanha e inovação. O painel “Cidades e Destinos” contou com Nestor Tissot, prefeito de Gramado (RS), e Rodrigo Dematté Angeli, vice-prefeito de Serra Negra (SP), que compartilharam experiências de gestão que transformaram suas cidades em referências nacionais em turismo.

O Sebrae/ES promoveu o painel “Governança sem Fronteiras”, destacando boas práticas colaborativas entre municípios. Já o Senar/ES apresentou cases de turismo rural e integração entre campo e cidade. O encerramento ficou por conta da consultora Luciana Balbino, reconhecida entre as 100 mulheres mais poderosas do agro pela Revista Forbes, que emocionou o público com uma palestra sobre protagonismo feminino e turismo de base comunitária.

Sabores do Caparaó: a gastronomia como elo regional

Entre os destaques do encontro, o Circuito Sabores do Caparaó foi apresentado pelo diretor do Instituto Panela de Barro, Eduardo Destefani, como exemplo prático de integração territorial por meio da gastronomia e das experiências turísticas. O projeto, que chega à quinta edição, conecta produtores, chefs e empreendedores locais em um movimento que valoriza a identidade capixaba e impulsiona o turismo de experiências.

O circuito conta com a presença ativa do presidente do Instituto Panela de Barro, Chef Alessandro Eller, que tem sido um dos grandes defensores da união entre gastronomia e turismo como motores de desenvolvimento sustentável. A presença do projeto no simpósio reforçou o papel da culinária como vetor de valorização cultural e fortalecimento da economia regional.

Parcerias que impulsionam o Caparaó

O simpósio contou com patrocínio de instituições fundamentais, como Bandes, Sicoob, Banestes, FAES/Senar, Aderes e Kankun Estruturas, além do apoio do Sebrae/ES, SENAR, Incaper, Viva Caparaó, APEC, Viva Caparaó, Instituto Panela de Barro, Governo do Estado do Espírito Santo, Rota Imperial e Cooperativa Caparaó.

A realização foi da Agência de Desenvolvimento do Caparaó, que vem se consolidando como elo estratégico na promoção do turismo, do empreendedorismo e das parcerias institucionais que impulsionam o crescimento sustentável do território capixaba.

Alessandro Eller

Colunista

Chef de cozinha, apresentador do reality show "Chef de Família" da TV Vitória/Record TV. É presidente do Instituto Panela de Barro e professor de Gastronomia na Universidade de Vila Velha

Chef de cozinha, apresentador do reality show "Chef de Família" da TV Vitória/Record TV. É presidente do Instituto Panela de Barro e professor de Gastronomia na Universidade de Vila Velha