Saúde

ES confirma primeiro caso de transmissão comunitária da variante Ômicron

Segundo a Secretária Estadual de Saúde, a paciente é de Vitória e viajou para São Paulo no final de novembro

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória

O Espírito Santo registrou o primeiro caso de transmissão comunitária da variante Ômicron da covid-19. Segundo o secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, a paciente, que não teve o nome e nem a idade divulgados, é de Vitória.

Foto: Divulgação/NIAID

"Durante o treinamento das equipes do Lacen, do nosso laboratório de saúde pública, para a realização do sequenciamento genético, foi identificada a circulação da variante Ômicron no Espírito Santo. Se trata de um caso do município de Vitória, uma transmissão comunitária", disse o secretário. 

LEIA TAMBÉM: Covid-19: quarta dose já está autorizada no ES. Veja quem pode receber

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a paciente esteve no estado de São Paulo no final de novembro. O teste PCR foi coletado no inicio de dezembro, quando ele chegou ao Espírito Santo.

Nésio destacou que o governo do Estado vai reforçar a fiscalização nas atividades que exigem a apresentação do passaporte da vacina. Além disso, segundo o secretário, a recomendação é para que os municípios também apresentem um plano de fiscalização dessas atividades.

"Recomendamos a suspensão das festas de ano novo, as queimas de fogos de artifícios e as grandes aglomerações. Ainda existem incertezas sobre características importantes da variante Ômicron", lembrou.

LEIA TAMBÉM: Estudo aponta maior capacidade de transmissão da Ômicron, mas menor severidade

Além disso, o secretário reforçou a importância da vacinação e pediu para que a população que está com alguma dose atrasada procure um ponto de vacinação para colocar a imunização em dia. Nésio lembrou ainda que o uso de máscara ainda é obrigatório no Estado.

O secretário não descartou a possibilidade de que novas medidas sanitárias possam ser adotadas nos próximos dias.

LEIA TAMBÉM: Está de férias e vai viajar? Não deixe de fazer o RT-PCR

Veja quais são os sintomas da covid-19 

A pneumologista Jéssica Polese destaca que os sintomas da covid-19 e da gripe são muito parecidos. Em casos leves de covid-19, os sintomas mais comuns são tosse, coriza, dor de garganta e febre baixa. Já em casos mais graves, os pacientes podem apresentar dificuldade para respirar, uma sensação de falta de ar.

Segundo a especialista, os casos do novo coronavírus afetam, principalmente, pessoas com obesidade, diabetes e hipertensão, além dos idosos.

A especialista destacou que, no aparecimento de qualquer sintoma, é importante que os pacientes procurem o ponto de testagem mais próximo.

"Sintomas leves podem ser covid, Influenza ou só um resfriado comum. Se tiver como, faça o teste. Se os sintomas forem mais graves, como febre alta, e for paciente de risco, é importante procurar o pronto-socorro", frisou.

Pontos moeda