Polícia

Mais um médico é preso durante Operação Lama Cirúrgica na Praia do Canto

O médico ortopedista é investigado suspeito de participar do esquema chamado de 'Lama Cirúrgica'

O material recolhido foi levado na manhã desta segunda-feira (26) para a sede do Nuroc.

Um médico ortopedista foi preso durante a Operação Lama Cirúrgica na manhã desta segunda-feira (26), na Praia do Canto, em Vitória. O médico estava em casa quando prisão aconteceu. Ele foi encaminhado para a sede do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), onde prestou esclarecimentos.

De acordo com informações dos policiais do Nuroc, documentos e notebooks foram levados para o núcleo para que fossem analisados. O médico ortopedista é investigado suspeito de participar do esquema chamado de 'Lama Cirúrgica'. 

Durante a manhã, ele prestou depoimento no núcleo e foi encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML) para a realização de exames.

Ainda não há detalhes sobre qual seria o envolvimento do médico, identificado como Nilo Lemos Neto. O advogado dele esteve presente na delegacia, onde também prestou esclarecimentos. Familiares também estiveram no Nuroc. 

Material foi apreendido durante mais uma fase da operação 'Lama Cirúrgica' nesta segunda-feira (26). Foto: Rafaela Freitas

Contra Nilo, havia um mandado de prisão preventiva em aberto. Ele é suspeito de envolvimento no esquema de reutilização de materiais cirúrgicos, que ao invés de serem descartados após a primeira utilização, eram usados mais de 2.5 mil vezes. 

No apartamento do suspeito, os policiais apreenderam notebooks, documentos e celulares. Tudo anexado como evidência para auxiliar nas investigações. Segundo a Polícia Civil (PC), o médico foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.

Em seu perfil de uma rede social, ele declara as várias especializações. A que ele é mais procurado é para cirurgia de ombro e cotovelo com tratamento por ondas de choque. Nilo é um médico jovem, formado em 2009. Desde então, ele destaca no perfil as várias especializações na área ortopédica além de atuações em vários hospitais do Estado.

Primeira fase

Os dois empresários presos na primeira fase da operação foram soltos por determinação da justiça.

Gustavo Deriz Chagas e Marcos Roberto Krohling Stein estavam presos no Centro de Detenção Provisória de Vianamas foram soltos na última quinta-feira (22) por determinação judicial. Os dois foram presos em janeiro durante a Operação Lama Cirúrgica do Nuroc. 

De acordo com as investigações, eles são donos da empresa Golden Hospitalar, que comercializa materiais cirúrgicos. Os dois são suspeitos de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, estelionato, falsidade ideológica e adulteração de produtos medicinais. Junto a eles também foi detido o enfermeiro Thiago Waiyn, que também já foi liberado por decisão judicial.

Leia também

Dois médicos são detidos em mais um desdobramento da 'Lama Cirúrgica'

Empresários que reutilizavam material cirúrgico descartável são presos no ES

Operação Lama Cirúrgica: produtos foram reutilizados mais de duas mil vezes

CRM-ES apura conduta de médicos envolvidos na "Lama Cirúrgica"

Operação Lama Cirúrgica: enfermeiro detido por vender materiais cirúrgicos usados é solto

Pontos moeda