Política

Ministra confirma Nésio Fernandes e Ethel Maciel para Ministério da Saúde; veja cargos

A confirmação dos nomes e cargos foi feita durante transmissão ao vivo da investidura da nova ministra da Saúde, Nísia Trindade

Matheus Moraes

Redação Folha Vitória
Foto: Instagram @ethelmaciel / Divulgação Sesa

O ex-secretário de Saúde do Espírito Santo Nésio Fernandes e a epidemiologista e professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Ethel Maciel foram confirmados como novos membros do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (2).

A confirmação foi feita durante transmissão ao vivo da investidura da nova ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O nome de Nísia havia sido confirmado pelo então presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT). À época, a nova ministra cogitava os nomes de Nésio e Ethel na lista para compôr a pasta.

Nésio Fernandes, atual presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), foi confirmado para a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (APS).

A APS é a segunda maior secretaria do ministério, respondendo por um orçamento de R$ 34,8 bilhões. Só a título de comparação, o orçamento do Espírito Santo para 2023 é de R$ 22,5 bilhões. A APS só fica atrás da Secretaria Executiva, segundo Nésio.

Além de ter comunicação com todos os municípios, por meio das unidades de saúde, atua em diversas frentes e programas como o Brasil Sorridente, Consultório na Rua, Estratégia Saúde da Família, e-SUS Atenção Primária, NutriSUS, Requalifica UBS, Saúde na hora, Saúde na Escola (PSE), Saúde Prisional, UBS Fluvial, Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas, Mais Médicos, Programa Cuida Mais Brasil, entre outros.

Já a epidemiologista Ethel Maciel foi confirmada para Secretaria de Vigilância e Saúde ao Doente.

Foto: Divulgação/ Sesa

Quem é Nésio Fernandes?

Ex-secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio chegou a ocupar o posto de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ele é médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e Administração em Saúde. 

Fernandes se formou em Medicina em Cuba e revalidou o diploma no Brasil. Defensor ferrenho do Sistema Único de Saúde (SUS), ele também foi secretário de Saúde em Palmas (TO) e é filiado ao PCdoB.

Nésio também passou a ganhar notoriedade nacional pelo enfrentamento à covid-19 no Espírito Santo, durante a gestão do governo Renato Casagrande. 

“Componho o grupo do programa de governo desde as eleições e, como presidente do Conass, recentemente organizamos diversos encontros e trabalhamos com a equipe de transição. Demos apoio técnico e material”, disse Nésio, segundo divulgado pela colunista Fabi Tostes.

Foto: Reprodução / Instagram

Quem é Ethel Maciel?

A enfermeira Ethel Maciel, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), conta com mestrado em Saúde Pública, doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia e pós-doutorado em Epidemiologia pela Johns Hopkins University, nos Estados Unidos.

Ela também já ocupou o cargo de vice-presidente da Rede-TB, organização não governamental que trabalha para o desenvolvimento de pesquisa e controle da tuberculose, além da vice-reitoria da Ufes.

A professora também integra o comitê técnico da Organização Mundial de Saúde (OMS) que auxilia os países com elevados índices de tuberculose a combater a doença.

Ethel também já apresentou ao Ministério da Saúde dois estudos que integram o Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Um deles trata de uma forma de administração aos pacientes com tuberculose do medicamento isoniazida.

Durante a pandemia, Ethel também assumiu nome de destaque nos estudos de enfrentamento ao coronavírus.



Pontos moeda