Política

Senado aprova PEC que permite transposição de servidor para União

Senado aprova PEC que permite transposição de servidor para União Senado aprova PEC que permite transposição de servidor para União Senado aprova PEC que permite transposição de servidor para União Senado aprova PEC que permite transposição de servidor para União

Brasília – Com amplo apoio da base aliada, o Senado aprovou nesta quarta-feira, 16, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite uma transposição de servidores públicos vinculados a dois Estados e ex-Territórios da região Norte do País para serem incluídos no quadro da administração pública federal. A PEC seguirá para a Câmara e, caso venha a ser promulgada, deverá ter impacto de R$ 2,9 bilhões por ano, pelas contas do líder do governo na Casa, Humberto Costa (PT-PE).

A proposta foi apresentada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) e prevê a inclusão no serviço público federal de todas as pessoas que tenham vínculo ou relação de trabalho com o Estado ou o ex-Território do Amapá ou o de Roraima, na fase de instalação dessas unidades federadas.

Todos os partidos governistas e oposicionistas, inclusive o PT, orientaram as suas bancadas a apoiarem a PEC. O líder do governo no Senado, entretanto, defendeu que o voto fosse pela rejeição da proposta. O texto passou com o apoio de 53 votos a favor, apenas cinco contra e ainda houve uma abstenção.

Humberto Costa protestou contra o fato de que, para se ter direito à transposição, um servidor precisa provar ter trabalhado por pelo menos três meses para esses antigos territórios. O petista disse que o governo tentará rediscutir pelo menos a questão desse prazo quando a PEC tramitar na Câmara. Segundo ele, a medida pode beneficiar 32 mil pessoas.

O autor da PEC questionou o número apresentado pelo líder do governo. Ele disse lamentar a posição do Executivo nessa questão e espera que ele não “atrapalhe” a medida. “Nós vamos cobrar isso, porque essa situação mexe com a vida de milhares de pessoas no nosso querido Estado de Roraima”, disse Jucá, referindo-se a um dos Estados com servidores que poderão ser beneficiados com a medida.

Após a votação, Humberto Costa criticou a aprovação da proposta. “Acho engraçado o discurso de alguns parlamentares aqui que ficam a falar o tempo inteiro que estão preocupados com o ajuste fiscal, com que não se gaste mais do que se pode, mas que, com o seu voto, com o seu dedo jogam para a conta da União bilhões de reais por ano”, disse.