Saúde

Alimentos com calorias negativas: verdade ou mito?

Conhecidos por favorecerem e ajudarem no processo de emagrecimento, alguns legumes, frutas e verduras aumentam o gasto calórico no organismo

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Crédito: Freepik

Você já ouviu falar em "calorias negativas"? Quem sempre busca formas para perder peso na alimentação, com certeza já. Mas será que elas realmente existem e funcionam? A reportagem do Folha Vitória buscou especialistas para entender melhor o assunto que dá o que falar na internet.

Conhecidos por favorecerem e ajudarem no processo de emagrecimento, esses alimentos que aumentam o gasto calórico no organismo estão sendo cada vez mais procurados pelas pessoas e, por isso, merecem atenção especial. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo a médica nutricionista Regiane Santos, o termo "calorias negativas" é, do ponto de vista nutricional, equivocado. Os alimentos, como frutas, verduras e legumes, possuem calorias tão baixas que não possuem muita interferência corpo. 

"Como os alimentos são compostos por muita água, baixos carboidratos, gordura, o corpo gasta muita energia para metabolizar a comida, além de gastar mais calorias do que as próprias calorias que o alimento possui", destacou.

Além disso, a nutricionista Adriana Berlinck explicou que as proteínas gastam mais  energia para serem consumidas do que carboidratos e gorduras. Dessa forma, ao comer carne, por exemplo, o indivíduo vai ficar mais saciada do que quando come um prato de macarrão com queijo.

"Não estou dizendo que esses têm caloria negativa, mas que nós gastamos mais ou menos calorias para ingeri-los. Também não é para entrar numa churrascaria e passar o dia comendo carne achando que vai emagrecer, o corpo é um pouco mais complicado que isso", destacou. 

>> Saiba o que é a hidradenite supurativa e quais os fatores de risco 

Alguns alimentos com "calorias negativas" 

Alface: 15 calorias em cada 100 gramas

Couve-flor: 25 calorias em cada 100 gramas 

Maçã: 52 calorias em 100 gramas 

Morango: 33 calorias em 100 gramas 

Pepino: 16 calorias em 100 gramas 

Tomate: 18 calorias em 100 gramas 

Devem ser consumidos com moderação

Mesmo com toda a badalação em torno do termo "calorias negativas", as especialistas destacam que a dieta deve ser realizada com cuidado e atenção. 

Adriana explica que esses alimentos são importantes para o consumo humano diário, mas apenas consumi-los não é eficaz para perda de peso, nem mesmo para a saúde de uma maneira geral.

"Eles vão ajudar a manter o corpo mais saciado e com intestino em bom funcionamento. Para a boa performance do corpo é preciso consumir também os alimentos com macronutrientes. São estes que geram energia pra nossa vida, formam nossos músculos, nossos hormônios", ressalta.

Além disso, Regiane explica que é necessário realizar o acompanhamento de um médico nutricionista especializado no assunto. "Cada indivíduo é diferente, precisamos consumir as calorias necessárias para a nossa saúde, tudo na vida é uma questão de equilíbrio", afirma. 

LEIA TAMBÉM: Crise de ansiedade: entenda o que levou Zé Neto a cancelar show 

Pontos moeda