• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Saiba quantas horas de sono você precisa de acordo com a sua idade

Saúde

Saiba quantas horas de sono você precisa de acordo com a sua idade

Além da idade, é preciso respeitar algumas particularidades da pessoa, como atividades praticadas durante o dia, rotina e trabalho

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: release
Sono reparador é importante para qualquer organismo, porque ele recupera e recarrega as energias. 

É comprovado cientificamente que uma boa noite de sono é essencial para a saúde do organismo. Dormir bem é tão importante quanto praticar atividades físicas e se alimentar de forma saudável. A médica e Especialista em Medicina do Sono, Jéssica Polese, explica que o sono é o período em que o individuo repolariza e recarrega as energias para ter disposição, ânimo e produtividade no outro dia. 

Segundo Jéssica, o sono satisfatório é aquele em que a pessoa acorda disposto, sem preguiça e com vontade de fazer as atividades diárias. "É comum escutar pessoas dizendo que o recomendado é que cada pessoa durma oito horas por dia, o que é uma verdade quando pensamos num determinado tempo necessário para se repor energias na fase adulta. Mas, a quantidade de horas que uma pessoa precisa dormir depende também da idade, rotina e às atividades que a mesma executa ao longo do dia".

Foto: Criar Comunicação
Jéssica Polese, Especialista em Medicina do Sono. 

Segundo a especialista, uma criança por exemplo, precisa muito mais que oito horas de sono por dia. "Um recém nascido dorme praticamente o dia inteiro, são 17 horas dormindo. Oito horas são indicadas para um adulto jovem, com vida ativa, que normalmente produz, trabalha e pratica atividade física ou tenha uma vida ativa. Mas os jovens adolescentes, que estudam o dia todo ou fazem cursinho, por exemplo, precisam de uma noite de nove horas a nove horas e meia de sono". 

A médica especialista em Medicina do Sono, Jéssica Polese, participou do Podcast de Saúde do Folha Vitória e falou sobre a importância do sono, da soneca e como ter dias mais produtivos. Ouça abaixo!

A médica comenta que é importante a pessoa se permitir ter uma boa noite de sono, porque dessa forma melhora o sistema imune, previne doenças cardíacas, depressão e a hipertensão. O sono também é responsável pelo bom desempenho diário, pela ânimo e disposição do indivíduo. "Tem gente que se acostuma a dormir pouco e acha que isso é normal, os reflexos negativos do hábito chegam ao organismo. Eu já ouvi pessoas dizendo que dormir é perda de tempo, na verdade, não dormir é perda de saúde", comentou. 

Confira a tabela com as horas de sono indicadas para cada idade 

Foto: Divulgação