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Enjoos, azia e prisão de ventre na gravidez?

Saúde

Enjoos, azia e prisão de ventre na gravidez?

Saiba como aliviar esses desconfortos com ajustes na alimentação

Foto: Divulgação
Alimentação cítrica ajuda a aliviar os sintomas dos enjoos. 

É comum gestantes relatarem enjoos, azia, má digestão, prisão de ventre e até hemorroidas. Esses desconfortos podem surgir ao longo das várias etapas da gravidez. A nutricionista materno infantil Brunela Faccini, diz que é possível evitar esses problemas adotando alguns hábitos mais saudáveis em relação à alimentação.

Para evitar ou diminuir os enjoos, por exemplo, a nutricionista explica que é importante alimentar-se a cada 2,5 ou 3 horas. Um cardápio mais cítrico também ajuda. Inclua limão na comida, na água, picolé caseiro da fruta, além de outras frutas mais ácidas. “O gengibre também ajuda bastante”, destaca.

Outra orientação é evitar alimentos pesados, gordurosos e de digestão mais difícil, principalmente, no horário noturno. Para fugir da azia e da má digestão, vale também fugir das refeições muito temperadas, dos doces, do café, não consumir líquido no almoço e no jantar e evitar deitar-se após comer por pelo menos 30 a 40 minutos.

Em relação à prisão de ventre e hemorroidas, Brunela destaca que é essencial consumir mais fibras, como cereais integrais, farelos, frutas e folhosos. “Temperos apimentados ou muito fortes não são indicados. Além disso, é indicado aumentar a ingestão de líquidos, como água e sucos naturais sem coar. Aliás, beber água é fundamental, mesmo sem vontade”, conclui.