Insuficiência Cardíaca: prevenção é a melhor arma contra a doença
Em 2017 mais de 300 pessoas morreram no Espírito Santo por causa da insuficiência cardíaca
No Espírito Santo a insuficiência cardíaca congestiva é o problema de coração que mais atinge pacientes no Estado. Somente no ano passado, foram registradas 300 mortes por causa da doença. E os especialistas alertam que a prevenção é a melhor forma de evitar a doença.
A fisioterapeuta, Marcela Barbalho Moulim explica que a prática cotidiana de atividade física é a melhor forme de se prevenir. "É importante procurar estar sempre ativo, fazer caminhadas diárias, brincar com os filhos. Eu aconselho trocar o o uso do carro nos pequenos percursos pela caminhada. Devemos utilizar menos o controle remoto também, isso significa menos tempo em frente a televisão e mais tempo se exercitando. O que vale desde a infância, principalmente hoje em dia que temos um aumento da obesidade, principalmente a infantil",explica a fisioterapeuta.
A Diretora da Sociedade Brasileira De Cardiologia do Espírito Santo, Tatiane Emerich, faz alerta para os cuidados com o coração. "Precisamos entender a importância desse órgão, nosso coração é a máquina que bombeia o sangue para o corpo todo. Se ele falha, perdemos qualidade de vida, perdemos saúde, ficamos limitados. É o mesmo que estar vivo, mas sem capacidade de fazer as coisas"
Prevenção
Se inicia já na infância com a mudança dos hábitos e com uma alimentação balanceada, os pais precisam orientar os filhos a praticarem exercícios físicos, ele são essenciais não só para a prevenção da insuficiência cardíaca mais para todos os tipos de doenças.
Exemplo
O bancário, Valdeir Bento de Aguiar é adepto a vida saudável e compreende que a prática da atividade física é uma das melhores armas para a prevenção da doença. "O exercício ao ar livre, principalmente nas praias é o que adoro fazer, a movimentação do ambiente e a interação com as pessoas é ótimo, mas também não abro mão de ir a academia regularmente", contou.
Além disso, ele incentiva os netos a prática de esportes. "É importante que essa consciência chegue o quanto antes, isso é prevenção. Praticando atividades físicas desde cedo com certeza eles estarão bem a medida que a idade vai chegando", completou.
Prevenção no Espírito Santo
O Estado tem tratado a prevenção da insuficiência cardíaca como utilidade pública. Em 2017, a Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo destinou 18% dos recursos para o setor da doença (ICC), foram 25 mil consultas, 19 mil exames e 42 mil cirurgias.
E junto da pratica diária de exercícios físicos, a alimentação é a grande aliada do combate a doença. Nesse sentido, é importante estar atendo aos alimentos que devem ser evitados e aqueles que precisam ser mais consumidos.
Alimentação, o que evitar?
Alimentos industrializados, açúcares, enlatados e embutidos.
O que comer?
Verduras, legumes, carnes magras e frutas.
Confira na íntegra a segunda matéria da série sobre prevenção
Saiba mais
2,8 milhões de brasileiros são afetados pela insuficiência cardíaca