Saúde

Chás 'milagrosos' e apps de exercícios: os perigos do emagrecimento sem acompanhamento profissional

Por mais que a internet seja um ambiente repleto de informações de fácil acesso, quando o assunto é saúde, a atenção deve ser redobrada

Foto: Reprodução / Pexels

Para quem deseja encarar uma nova empreitada na vida e mudar os rumos da sua saúde no que diz respeito à situação corporal, existem dois setores de suma importância dentro da área clínica que são as peças-chaves nesse processo: a nutrição e a educação física.

Quando o assunto é corpo, é importante ressaltar que todo cuidado é pouco e informação verdadeira nunca é demais. O profissional de Educação Física, Davi Virgínio Paes Leme, explica que é preciso ficar de olho não apenas às maneiras de se cuidar, mas também à procedência das informações sobre o assunto.

“Hoje vivemos em um tempo de infodemia, que são informações vindas de pessoas que não são profissionais na área ou que têm toda a prática vivenciada, mas não possuem a teoria. É importante que quem deseja começar um acompanhamento busque informações para saber se o profissional é capacitado e licenciado para tal função”, alertou. 

Aliada à dieta, está a prática de exercícios. Uma corrida na rua, alguns agachamentos ou quem sabe aquela tão temida prancha. Tudo pode parecer totalmente prático e simples de fazer - segundo os aplicativos - mas essa praticidade pode se transformar em dor de cabeça ou pior: em graves lesões.

A anamnese

Além dos problemas resultantes da prática equivocada dos exercícios, outra questão que deve ser levada em consideração, que novamente reitera a importância da presença de um profissional, é a análise de cada indivíduo antes dessa prática.

Davi explica que existem casos em que a pessoa já possui algum problema de saúde, mas não sabe porque não recebeu o acompanhamento e a avaliação necessária. Ou seja, além de possivelmente adquirir um problema novo, o indivíduo pode agravar algo desconhecido.

Para isso, ele cita a importância da anamnese antes de iniciar qualquer prática de atividade física, que consiste em uma série de perguntas que o profissional faz ao paciente para definir um ponto inicial, seja para um acompanhamento médico, um diagnóstico ou, neste caso, a preparação para a realização de atividades físicas de forma segura, levando em consideração o histórico de doenças, tipo de alimentação, uso de medicamentos e até o sono.

Praticidade versus prejuízo

Uma tabela de exercícios pronta, vídeos ilustrativos, tempo pré-determinado e indicação de queima calórica, são ferramentas que, sem sombra de dúvidas, tornam a vida de qualquer pessoa mais fácil quando o assunto é exercício físico. E tudo isso ao alcance da mão pode ser ainda mais tentador, não é mesmo?!

Os aplicativos oferecem uma gama de informações de maneira acessível e intuitiva para quem deseja ingressar no mundo fitness, mas o uso deve vir acompanhado de muita cautela.

Foto: Divulgação

Mesmo que a intenção seja a melhor, a busca por um corpo definido, por uma redução de medidas ou até mesmo por ganho de peso, deve ser guiada, primeiramente, pela saúde. Para isso, o acompanhamento profissional é o ponto de partida.

De acordo com o profissional de Educação Física Davi Virgínio, a lista de problemas que podem vir a acontecer em virtude de um exercício físico feito de maneira errada é grande, mas para ilustrar, ele elencou alguns desses possíveis males:

Lesão de joelho e coluna
Aceleramento do batimento cardíaco
Lesões na coluna cervical e na lombar
Lesões ligamentares e nas articulações

Outra questão que ressalta a importância de um acompanhamento médico prévio é a análise do perfil de cada paciente. Virgínio cita a escoliose como mais um problema recorrente. Este, trata-se de uma questão genética, mas que pode ser agravada. 

O mito do emagrecimento milagroso

Aliada à prática esportiva e refém da desinformação, a saúde alimentar é um ponto de suma importância não só para quem deseja melhorias e/ou mudanças no saúde, mas para qualquer pessoa, independente da idade e da época do ano. Porém, o assunto ganha holofotes quando se aproxima o verão.

A nutricionista Andrea Oliveira explica que a chegada da estação mais quente do ano é um dos gatilhos que encoraja pessoas a se aventurarem rumo ao emagrecimento, às vezes de maneira irresponsável.

Foto: Leitor

“Com a chegada de verão, as pessoas buscam ter um corpo ‘ideal’, e emagrecer rapidamente sem a ajuda de um profissional. Fazem isso apenas com informações da internet, que podem não ser saudáveis e seguras, procurando remédios e chás, além de  dietas pobres em nutrientes, esperando um efeito milagre”, apontou.

Um exemplo de composto utilizado, muitas vezes inconscientemente, durante o uso de medicamentos ou produtos para emagrecimento é o laxante. A nutricionista faz um alerta para o consumo do produto.

“O uso excessivo de laxante pode ocasionar em desidratação, que é uma situação perigosa e pode viciar o intestino, fazendo com que este só funcione ao tomar o medicamento”, explicou.

A desidratação é apenas a 'ponta do iceberg' quando o assunto é o uso de “chás milagrosos”. A princípio, eles podem parecer inofensivos, mas o uso dessas substâncias pode  até mesmo causar a morte quando usado sem prescrição médica ou sem consulta o rótulo do produto.

Substâncias conflituosas

Foto: Divulgação

Dentro do consumo de chás e medicamento para emagrecimento, é preciso se ater às substâncias inseridas em sua composição. Andrea explica que um simples composto pode levar o consumidor à morte devido ao uso de outros medicamentos em paralelo.

“Quando uma pessoa faz uso dessas medicações ou de chás, ela se expõe ao risco de morte devido a um processo chamado de interação medicamentosa. A pessoa está tomando um remédio para o controle de pressão e toma um chá de emagrecimento. Esse chá, somado ao medicamento, pode baixar muito a pressão dessa pessoa e ela vir à óbito”, citou.

Importância do plano alimentar

Assim como na realização de exercício físico, citada pelo profissional Davi Virgínio, dentro da nutrição, a anamnese se faz de suma importância para um bom acompanhamento nutricional. 

“Não adianta tomar um medicamento se você não faz um plano nutricional. Nesse plano é possível calcular as calorias, detectar se a pessoa está deficiente de alguma vitamina, é possível adicionar algumas vitaminas e minerais na dieta  de acordo com o histórico dela obtido através da anamnese”.

A nutricionista também reforça a importância do processo acontecer - e se manter - de forma totalmente individual. Segundo ela, tratando-se de saúde alimentar, nem tudo que funciona para uma pessoa vai trazer os mesmos benefícios para outra. Além dessa “cópia” no consumo ser ineficaz, ela pode trazer prejuízos à saúde.

A reeducação e a substituição

No começo, uma dieta ou reeducação alimentar pode parecer um bicho de sete cabeças, mas existem formas mais simples e seguras de ingressar em uma mudança de vida: substituindo alimentos.

Foto: Blog Folha Vitória

“Quando a pessoa quer emagrecer, ela pode emagrecer com o consumo de comidas saudáveis. Muitas vezes. elas tomam medicamento e chá e continuam comendo alimentos gordurosos, muita farinha branca e  alimentos ricos em sódio, achando que só o medicamento pode funcionar”, disse.

A nutricionista explica que, de fato, o medicamento pode funcionar, mas a curto prazo. Inclusive, todo peso pode voltar. Também existem casos de pacientes que realmente precisam tomar um medicamento para a perda de peso, mas estes devem estar seguindo um acompanhamento.

Quer começar uma dieta de maneira saudável? Veja o que a nutricionista indica!

Evite:

Açúcar refinado
Carboidratos simples (pão de sal em excesso, biscoitos simples, macarrão, miojo, etc)
Óleo de soja
Alimentos ricos em sódio
Embutidos (salsicha, presunto, salame, linguiça)
Queijos amarelos
Salgadinhos
Achocolatado

Substitua:

Barra com chocolate - mix de semente
Pão de sal - Pão sírio/integral
Pão - banana cozida/batata doce
Queijo amarelo - Queijo branco
Biscoito recheado - Biscoito integral de cacau
Pipoca de microondas - Pipoca de “saquinho” com óleo de canola ou girassol
Presunto/Salsicha - Atum ralado
Achocolatado - Cacau em pó
Salgadinho - Mix de castanhas com uva passa
Patê industrializado - Guacamole
Pontos moeda