Saúde

Qual a melhor posição para dormir? Especialista tira dúvidas

Débora Garcia, especialista em fisiologia e bem estar, explica os prós e os contras de diferentes posições para dormir

Foto: Divulgação

A melhor posição para dormir é aquela que for mais confortável e não causar nenhum incômodo, certo? Errado! Apesar de parecer um ato espontâneo, de acordo com a ciência, há benefícios e possíveis danos causados pela escolha errada de posições para descansar.

Para Débora Garcia, especialista em fisiologia e bem estar, nunca é tarde para começar a adotar hábitos mais saudáveis. 

“No começo pode ser difícil adormecer em uma posição que o seu corpo não está acostumado, mas vale a pena insistir para evitar problemas futuros”, aconselha.

1- Deitar sobre o lado esquerdo do corpo

Débora Garcia explicou que a melhor forma de dormir é deitado sobre o lado esquerdo do corpo. 

“Dormir do lado esquerdo é bom para a drenagem linfática do sistema nervoso central, melhora a circulação sanguínea e facilita a digestão, já que o estômago e os intestinos delgado e grosso tendem à esquerda”, explica.

2- Dormir de barriga para cima

Apesar de não ser a posição mais indicada, segundo a especialista, não é totalmente nocivo ao corpo. 

“As articulações conseguem relaxar de forma satisfatória, mas a coluna não tem suas curvas respeitadas e, esta posição, também pode levar a maiores riscos de problemas com ronco e apneia do sono”, detalha Débora Garcia.

3- Dormir de bruços

De acordo com a especialista, a pior posição para dormir é de bruços. Pois, assim como a posição anterior, o corpo fica reto e tem um agravante que é a necessidade de rotação do pescoço para conseguir respirar. 

“Isso pode causar dores cervicais graves e o uso do travesseiro pode piorar ainda mais o quadro de quem dorme desse jeito”, afirma a especialista.


Pontos moeda