Quer engravidar? Especialista lista 7 dicas para preparar o corpo

Foto de Dra. Layza Merizio Borges
Dra. Layza Merizio Borges

Quando um casal deseja engravidar, é extremamente importante que ele se prepare e se organize para a chegada do bebê. Por isso, é tão importante melhorar a nutrição e hábitos de vida desde o momento que se deseja ter um filho.

Sendo que esse preparo deve ser, no mínimo, com 6 meses de antecedência para casais que desejam engravidar naturalmente, e com 3 meses para casais que vão passar pela técnica de Fertilização In Vitro (FIV).

Quanto mais se consome industrializados, alimentos ultra processados, embalagens plásticas, metais pesados e agrotóxicos, pior é o funcionamento do corpo, podendo esses e outros fatores postegar ou dificultar a chegada do tão sonhado positivo.

De forma leve, fazendo o que tiver ao alcance, é possível melhorar hábitos alimentares, modificando dentro da rotina alguns pontos. Quer exemplos de mudanças que fazem muita diferença?

Veja algumas dicas:

1-Não armazene comida em potes plásticos e nem a aqueça no microondas, escolha potes de vidro;

2-Compre legumes, verduras e frutas na feira. Se possível orgânicos, se não conseguir, utilize alimentos da estação;

3-Evite alimentos que venham em latas e caixas. Opte por alimentos frescos, mas quando não for possível, compre os que vêm em embalagens de vidro;

4-Observe se o filtro de água retira cloro e flúor da água, assim evita-se exposição a esses metais de forma diária;

5-Os desodorantes aerossóis são piores para a saúde. Tente utilizar versões sem alumínio;

6-Reduza o máximo possível bebidas com cafeína: café, chá verde, chá preto, chá mate;

7-Zere o consumo de bebidas alcoólicas.

LEIA TAMBÉM: Autorresponsabilidade: como promovê-la na sua equipe?

Foto de Dra. Layza Merizio Borges

Dra. Layza Merizio Borges

Médica. Mestre (IAMSPE-SP) e Doutora (UNIFESP) em Reprodução Assistida. Título de Especialista em Reprodução Assistida pela Associação Médica Brasileira e pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Membro internacional da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE). Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e de Reprodução Assistida (SBRA). Responsável Técnica do Instituto de Medicina Reprodutiva. @medicinareprodutiva