Ago 2021
3
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Ago 2021
3
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

O que é o nibs do cacau e quais são os seus benefícios para a sua saúde?

Basicamente, os nibs são o chocolate em sua forma mais pura e menos processada. Nesse sentido, o processo para chegar à essa matéria prima passa por fermentação, secagem, torrefação e trituração das sementes do cacau. Ainda, vale lembrar que para quem é um apreciador de chocolates com intensidade mais amargas, as nibs se encaixam nesse perfil.

Por isso, sem mais delongas, conheça os seus principais benefícios.

Os cinco principais benefícios

1) Anti-inflamatório 

A inflamação crônica do organismo é prejudicial e, recentemente, foi associada a doenças cardíacas e diabetes. O aumento da produção de radicais livres é uma causa possível de inflamação crônica, e alimentos ricos em antioxidantes – como nibs – ajudam a combater esse efeito.

2) Aumenta a imunidade

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes desses grãos podem ter um impacto positivo na saúde imunológica. Dessa maneira, os flavonoides do cacau ajudam a diminuir a inflamação, o que pode ajudar a melhorar a resposta imunológica geral.

O fruto também pode melhorar a função do tecido linfoide, uma parte importante do sistema imunológico localizada em todo o intestino.

3) Controla os níveis de açúcar no sangue

Estudos liderados pela Universidade de Ciências Médicas do Teerã, no Irã, mostraram que os nibs podem ajudar a regular o controle do açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina, um hormônio que ajuda as células a absorver o açúcar no sangue.

Desse modo, esses são um dos melhores produtos a serem escolhidos para a regulação do açúcar no sangue, pois são ricos em antioxidantes estabilizadores e não contêm açúcar adicionado.

4) Cardioprotetor

O Instituto Nacional de Medicina Integrativa de Melbourne, na Austrália, constatou que os polifenóis presentes nesses nibs podem beneficiar a saúde do coração de várias maneiras.

Foi demonstrado que o cacau reduz numerosos fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão alta e níveis de colesterol em estudos em humanos.

Uma revisão de 20 estudos comandada pela mesma universidade observou que o consumo de produtos de cacau ricos em flavonoides foi associado a uma redução significativa da pressão arterial.

Também foi demonstrado que a ingestão de cacau melhora a função dos vasos sanguíneos, o fluxo sanguíneo e o colesterol HDL (bom), enquanto diminui o colesterol LDL (ruim) e a inflamação.

5) Consumo liberado de nibs, mas sem exagero 

Os nibs contêm os estimulantes cafeína e teobromina. Esses compostos fornecem alguns benefícios à saúde, mas podem causar efeitos adversos quando consumidos em excesso. Por isso, também não peque pelo excesso e ingira com moderação.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas