Set 2021
18
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Set 2021
18
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Mercado de frutas ganha novo player relevante

A Agrot Trop foi implantada no parque fabril da antiga Trop Frutas do Brasil. Nesse sentido, o sócio-administrador da empresa, Marcelo Yano, destacou a dedicação dos colaboradores na construção desse processo. Em suma, a fábrica foi reativada em menos de 50 dias, com todos os equipamentos em pleno funcionamento.

Alexsander Rockfelker, também sócio-administrador, ressaltou a importância das operações da companhia na composição e integração da cadeia produtiva do Espírito Santo, apontando a diversidade do mercado de frutas no estado. Ainda, informou que a Agro Trop assume o compromisso de manter os postos de trabalhos com os colaboradores que possuíam vínculo com a Trop Frutas.

“O mais importante é a conexão com o mercado de frutas local, uma vez que não precisaremos ultrapassar divisas com a priorização da produção local. Essa integração entre o poder público com o privado também foi essencial para nos aproximarmos da agricultura familiar capixaba e torná-los parceiros da Agro Trop”, destacou.

Linhares como o centro ideal para o desenvolvimento da empresa

O secretário de Agricultura, Franco Fioroti, enfatizou o novo ciclo da companhia, a integração dos produtores de frutas com a empresa e consequentemente com o mercado consumidor. Dessa forma, ele reforçou a importância dos cinco polos de frutas implantados pela Prefeitura de Linhares que fortalece a economia e diversifica a cadeia produtiva local.

“Gostaríamos de parabenizar todos os colaboradores pela entrega. Temos aqui um potencial de geração de emprego e renda alinhada à conexão da empresa com os homens e mulheres do campo de Linhares e toda a região”, disse.

Por outro lado, o vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, ressaltou o trabalho no município na atração de novos investimentos que possam gerar novas oportunidades para os residentes. Nesse sentido, o setor público da cidade se demonstra aberto para realizar parceiras com a iniciativa privada, visando o objetivo de gerar prosperidade na região.

Marianelli também elogiou o empenho dos colaboradores que em tempo recorde entregou ao mercado uma carga de 38 toneladas de maracujá.

“Temos feito contato com grandes empresas para que, mesmo com esse momento econômico difícil, estes investimentos sigam gerando emprego para os linharenses. A Agro Trop reforça a vocação regional, já que o norte capixaba é um grande produtor de frutas. Então a nossa produção será industrializada aqui, gerando mais valor agregado”, disse o vice-prefeito.

Quem é a Agro Trop?

Em sua primeira fase de investimento e operação, a Agro Trop processará maracujá, abacaxi, goiaba e manga. Em 2022, a projeção da empresa é agregar outras culturas presentes na região como abóbora, cenoura, cajá, jaca, abacate, dentre outras.

A maior parte da produção da indústria, cerca de 70% a 80%, será exportada para países da América do Sul como o Chile, Colômbia e Peru, ficando o Brasil com 20% a 30% do total produzido.

Em contrapartida, grande parte da mão de obra que atua na indústria, cerca de 90%, foi absorvida da Trop Frutas do Brasil, já que eles possuem a qualificação no mercado de processamento de frutas. A projeção da Agro Trop é de 120 empregos até o final de 2021. Para 2022, a empresa projeta 250 postos de trabalhos direto.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas