Mar 2024
28
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Mar 2024
28
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Capacidade de armazenagem pode chegar a 240 mil sacas

A expansão nos números de produção de café na região é um dos fatores que contribuíram para o investimento da cooperativa. Com mais de 4 mil metros quadrados de área construída, a obra foi o maior investimento realizado em 2023 e busca contribuir para a solução de desafios logísticos enfrentados por cafeicultores da região.

“É um investimento extremamente necessário pelo volume de café que vem sendo produzido na região e por questões de logística para essa produção, além de ser uma resposta aos cooperados, que têm demonstrado interesse e feito opção pelos serviços que a cooperativa tem a oferecer”, ressaltou o superintendente geral da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi.

A unidade de Camacã é a mais distante da sede da cooperativa, estando a quase 600 km da sede, em São Gabriel da Palha, região noroeste do Espírito Santo.

O presidente da instituição, Luiz Carlos Bastianello, afirma que a unidade tem uma estrutura moderna e funcional, que vai proporcionar mais agilidade na recepção de safra e segurança na armazenagem.

Bastianello destaca ainda que o investimento está alinhado aos princípios do cooperativismo, na medida em que busca dar suporte à atividade rural da região. “Uma cooperativa sem uma boa prestação de serviços não é uma cooperativa eficiente. É isso que propomos: contribuir para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da sociedade dessa região”, destacou Bastianello.

O produtor rural em Arataca, arredores de Camacã, Juarez de Souza Muniz Júnior, relembra que antes de a cooperativa atuar na região, era preciso recorrer às cidades vizinhas para adquirir insumos ou serviços para a propriedade.

“É a realização de um sonho, vermos a valorização por parte da cooperativa. Antes tínhamos que recorrer a Teixeira de Freitas ou ir ao Espírito Santo. Hoje temos aqui uma estrutura montada, com a venda de insumos e a recepção de café”.

Atualmente, a Cooabriel conta com 12 unidades de armazenagem que, somadas, têm potencial para até 1,8 milhão de sacas. Além da estrutura recém-inaugurada, três novas ampliações estão em fase de execução, em Itabela (BA), Boa Esperança e Vila Pavão (ES). A previsão é de que, após as novas obras, a capacidade de armazenagem estática ultrapasse 2 milhões de sacas. Somados, os três investimentos devem girar em torno de R$ 13 milhões.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas