Deixe o ambiente mais elegante e funcional com abajur ou luminária

Aline Pagotto

Foto: Freepik

Abajur e luminária fazem toda diferença na decoração. Esses itens trazem charme e garantem a iluminação do ambiente. De início é necessário saber para qual finalidade, qual espaço e altura disponível.

A arquiteta Bruna Souza crédito: arquivo pessoal

Segundo a arquiteta Bruna Souza, o tipo de iluminação depende da função. “É importante sempre deixar a iluminação de forma homogênea por todo o ambiente, além de complementar a estética com as luminárias e abajures’, diz.

A luminária, de acordo com a arquiteta, é uma forma de tornar um ponto de luz extra uma forma de complementar a decoração do ambiente. “Para focar ou destacar uma área específica você pode usar pendente com cúpulas, por exemplo. A luminária articulada é muito utilizada em escritórios ou em cabeceiras, sendo capaz de auxiliar ou destacar um objeto”, afirma.

Já o abajur também pode estar presente em vários ambientes como no quarto e sala. “Por meio da iluminação difusa e indireta, é possível trazer esse ar de aconchego e beleza. É importante considerar a altura do abajur para que a luz não ofusque a visão”, destaca.

A dica da arquiteta é: “pode-se substituir o abajur pelo pendente para aproveitar o espaço da mesa de cabeceira caso não haja muito espaço no ambiente”, conclui.

As luminárias são ótimas para iluminar os ambientes. Foto: Freepik

Tipo de iluminação

O tipo de iluminação depende da função, conforme explica Bruna. “Se for para trazer a sensação de conforto e relaxamento, utilize iluminação amarela, próxima a sua cama por exemplo, caso contrário, aposte na iluminação mais fria para a área de concentração”, pontua.

A arquiteta lembra que é importante deixar a iluminação de forma homogênea por todo o ambiente, além de complementar a estética com esses pendentes e abajures.

Decoração

A iluminação tem várias funções, sendo uma delas, a decorativa. Seja para destacar um objeto ou elemento, é possível, inclusive, complementar a sensação de conforto com uma luz indireta próxima a uma banheira por exemplo.

Para se maquiar, a empresária Luciana Lopes usa e abusa das luminárias. “Tenho uma bancada com um espelho grande e com muitas lâmpadas em volta. Mas não dispenso uma luminária com LED para ajudar a ver os detalhes na hora de fazer um delineado, por exemplo. Faz toda diferença”, explica.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.