Acerte na escolha do tecido do sofá e deixe sua sala linda!

Aline Pagotto

Foto: Freepik

O sofá é o protagonista da sala e o queridinho quando se quer conversar, receber os amigos, assistir filmes, maratonar séries ou até curtir os momentos de leitura. Portanto, o local preferido das horas de descanso e lazer merece atenção máxima, principalmente, quanto à definição do tecido do estofado, já que não são raros os pequenos acidentes, como derrubar líquidos ou lidar com o xixi do cachorrinho recém-chegado em casa.

Para não se preocupar com nenhum desses inconvenientes e ter a garantia de um revestimento durável e lindo por longo tempo, a CEO da Dino Zoli Brasil, Elizabete Cristina Ambiel Serpa, reuniu recomendações certeiras, desde quem contratar para confeccionar o estofado até os cuidados com limpeza e manutenção. Fique atento!

Por onde começar?

Cada ambiente pede um tipo de tecido, seja pelo visual pretendido, com o emprego de padronagens, texturas e cores, seja pela aplicação recomendada, a exemplo de varandas e áreas abertas, sujeitas à incidência direta do sol e às intempéries, que exigem tipos com alta resistência ao desbotamento. Ou seja, o formato do móvel também impacta na seleção do tecido.

O gerente comercial da Dino Zoli Brasil, Ricardo Gomide. Foto: LinkedIn

“A ajuda de um profissional (arquiteto ou designer de interiores) é sempre o caminho ideal para fazer a melhor escolha”, fala o gerente comercial da Dino Zoli Brasil, Ricardo Gomide.

Para quem encomendar a execução do sofá?

A contratação do tapeceiro, profissional indicado para executar e reformar o estofado, é crucial e merece todo rigor. “Pedir sugestões em lojas especializadas em tecidos para decoração é a melhor maneira de fugir de problemas indesejados”, afirma Elizabete Serpa.

Cada tecido exige uma regulagem adequada da máquina de costura, assim como a linha a ser usada, por isso, o máximo de cautela na seleção do tapeceiro nunca é demais.

“Solicitar informações sobre os diferentes tipos de tecidos, acabamentos e aplicações nas butiques experts também é uma ótima pedida”, orienta Ricardo Gomide.

Precauções extras

Tanto a meninada que adora subir no sofá com canetinhas em mãos como os animais de estimação requerem atenção em particularidades que vão além da manutenção no dia a dia.

Recomenda-se pesquisar por fornecedores que trabalham com tinturarias certificadas para evitar tecidos que possam ter em sua composição ou acabamentos compostos nocivos à saúde.

Em relação à durabilidade e à limpeza, a orientação é eleger tecidos com maior resistência à abrasão aliado a acabamento de alta performance contra manchas de sujeira que prolongam a vida útil.

Como manter o sofá sempre novo?

É fundamental seguir a orientação do fabricante, assim como os símbolos de cuidados de conservação, presentes nas etiquetas. Para cada tipo de tecido existe um processo de limpeza recomendado, que vai ajudar na conservação e evitar danos. Entre os erros mais frequentes, estão o uso de produtos de limpeza com agentes químicos muito fortes ou alvejante na composição, além de tentar remover manchas com escova ou esponja abrasiva.

É preciso impermeabilizar?

Casas que tenham crianças e pets precisam de atenção. foto: Dino Zoli Textile

Já foi o tempo em que se recomendava impermeabilizar o tecido de um sofá. Vale lembrar que impermeabilizar o tecido quando ele já está aplicado no móvel acarreta a perda de sua garantia e não impede marcas de determinados líquidos, como café e vinho. Outro aspecto é que o produto perde a eficiência rapidamente. Por ser um processo manual, a aplicação pode se concentrar irregularmente mais em algumas partes do que em outras.

A secagem é também danosa ao tecido, por ser realizada com uma ferramenta que aquece em temperatura não controlada e muito variável. “Além disso, nem todo tecido pode ser impermeabilizado. Existem opções incompatíveis com o processo ou com o produto”, afirma Ricardo Gomide, da Dino Zoli Brasil.

A administradora Luana Soares discorda. Para ela, impermeabilizar o sofá foi uma excelente escolha.

“Fiquei muito satisfeita com o serviço prestado. O profissional é caprichoso e protegeu o piso durante todo o processo. os sofás estavam imundos, mas ele conseguiu deixar meus sofás novos e totalmente impermeablizados”, conta.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.