Adega em casa é uma boa ideia

Aline Pagotto

Foto: Freepik

Nada como chegar em casa e provar um bom vinho, principalmente se for uma ocasião especial. Ter um espaço bem projetado para valorizar rótulos e desfrutar momentos únicos é tudo de bom. E nada melhor do que ter uma adega em casa para chamar de sua, certo?

Segundo a arquiteta Bruna Perim é importante usar a criatividade para desenvolver um projeto de uma adega.

A arquiteta Bruna Perim. Foto: arquivo pessoal

“Usar o canto para montar uma adega quente bem estilosa, ou fazer um canto alemão para sentar com amigos para apreciar um bom vinho é uma boa dica”, diz ela.

Bruna destaca que as adegas dual zone são destaques nos projetos de interiores. “Elas são sensacionais quando no verão os vinhos brancos e verdes roubam a cena e precisam estar mais geladinhos que os tintos para serem apreciados, nisso essas adegas dão um show, pois conseguimos colocar duas temperaturas diferentes de zonas opostas”, explica.

A arquiteta pontua algumas coisas que não podem faltar na adega. “Não pode faltar água. Um frigobar também tem o seu valor no espaço. Um local para expor os rótulos de prestígio também é importante, traz mais imponência e significado ao espaço.

Aconchego e iluminação

Bruna explica o que pode deixar o espaço ainda mais aconchegante. “Uso de madeira, poltronas acolchoadas, revestimentos naturais, como tijolinho, pedras, até texturas nas paredes desempenham um bom trabalho nesse quesito, além de elementos que aguçam a nossa memória afetiva”, avalia.

E uma boa iluminação faz a diferença em uma adega? De acordo com Bruna, com certeza. “De fato, a iluminação é a alma de todo projeto, com ela conseguimos explorar sensações diferentes e até ambientes diferentes criando cenas e escolhendo como e o que vamos iluminar”, finaliza a arquiteta.

Adega em casa

Apaixonada por vinhos, a massoterapeuta Maísa Gonçalves procura sempre ter um rótulo diferente para apreciar em momento de relaxamento ou quando recebe amigos ou familiares em casa. Para isso, ela tem uma pequena adega de parede que sempre inclui os melhores vinhos.

“Para não ocupar muito espaço em casa e evitar que as pessoas se esbarrem pedi para a arquiteta projetar a adega de parede. Agora não tenho mais problema de não saber onde guardar meus vinhos”, brinca.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.