Afinal, por que dry wall?

Alex Pandini

Foto: Espaço Smart.

 

Muito utilizado na construção civil nos EUA, Canadá, Austrália, Japão e em diversos países da Europa, o dry wall, estrutura pré-fabricada à base de aço e placas de gesso, é versátil, tem isolamento acústico, facilita embutir iluminação, gera muito pouco resíduo na obra e é indicado para ambientes internos. Conheça as vantagens e desvantagens de usar o drywall no seu imóvel.

 

Limpeza

É uma tecnologia limpa devido ao fato de que suas estruturas são pré-fabricadas, feitas com aço e placas de gesso. É um tipo de vedação para edifícios residenciais e comerciais, recomendada para áreas internas. Não utiliza água e tem geração de resíduos mínimo, e não demanda o uso de argamassa, cimento e concreto.

 

Versatilidade

O gesso acartonado permite a personalização com cerâmicas, pastilhas, pinturas, texturas e até mesmo madeira. Em chapas prontas ou feitas sob medida, tem  versões resistentes ao calor (tipo rosa) e à umidade (tipo verde), as divisórias podem ser instaladas em cozinhas e em banheiros. Não apenas como forro, mas também pode ser uma solução estética muito apropriada para embutir a iluminação.

 

Isolamento acústico e térmico

Graças ao preenchimento interno com gesso, o drywall isola naturalmente mais do que a alvenaria. Para ampliar essa capacidade, é possível incluir lã mineral, de rocha ou vidro.

 

Rapidez na instalação

O espaço entre as chapas que compõem a parede de drywall acomoda toda a fiação hidráulica e o sistema hidráulico, favorecendo um acabamento clean. Outra vantagem é a rapidez na instalação: em um dia de trabalho, dois especialistas conseguem erguer até 30 m² de parede.

 

 

DESVANTAGENS

O drywall não pode ser aplicado em ambientes externos por sua sensibilidade à água e aos raios solares. O espaço entre as placas pode servir como berçário para fungos, bactérias e insetos como o cupim. Não é muito resistente a pancadas e a peso excessivo. Exige mão de obra especializada, o que pode encarecer o serviço. É necessário atenção especial quanto à umidade, diante da qual a durabilidade vai depender muito da escolha da placa e do distanciamento das extremidades com as lajes de piso e cobertura. O drywall também exige a presença de juntas de dilatação bem produzidas na interface com as lajes, pois a variação dimensional por conta de dilatação térmica é diferente do concreto.

 

Com informações de Caio Pereira, Drywall: O que é, vantagens e desvantagens (Escola Engenharia), e Weg Tomadas e Interruptores.

 

 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.