Arquitetura acústica pode potencializar a produtividade no ambiente de trabalho

Aline Pagotto

Luminárias acústicas. Foto: Master Office Design

Barulho de conversas ao redor, telefone tocando, pessoas digitando, sem contar os ruídos externos como buzina, carros, obras e etc. Difícil trabalhar com tantas interferências sonoras e ter criatividade para produzir e gerar resultados no ambiente de trabalho.

Esses são apenas alguns exemplos do que grande parte das pessoas enfrentam diariamente dentro das empresas e que desviam o foco e a atenção das atividades profissionais.

Baffles, além de decorar, geram conforto acústico. Foto: Master Office Design

De acordo com pesquisa da Leesman Index, aproximadamente 75% dos trabalhadores consideram o nível de ruído um fator importante para qualificar a experiência no local de trabalho. No entanto, no geral, apenas 30% estão satisfeitos nesse aspecto. O estudo, realizado com mais de 270 mil funcionários situados em 67 países diferentes, comprova que a qualificação do ambiente tem influência direta nos níveis de satisfação e produtividade dos colaboradores. 70% dos funcionários ainda disseram que sua eficiência aumentaria se o local de trabalho não fosse tão barulhento. E hoje é possível amenizar os efeitos de tudo isso e garantir tranquilidade sonora no ambiente.

Ambientes mais confortáveis acusticamente fazem bem tanto para as pessoas quanto para os negócios. Especialista em mobiliário e soluções corporativas, com mais de 30 anos no segmento, a empresária capixaba llma Mendonça, da Master Office Design, diz que com o avanço da arquitetura, hoje o mercado oferece opções de materiais e projetos que regulam os níveis de som nos ambientes e valorizam os espaços com designs inovadores.

“Dependendo do tipo de item e a forma de instalação, os materiais podem absorver de 30% a 85% dos sons ao redor”, explica ela.

Novidades no mercado

Uma das novidades que Ilma pontua é a cortina acústica, que possui uma tecnologia especial de tecelagem e fios em sua composição e fabricação, garantindo uma junção de benefícios como o conforto acústico, a translucidez e a valorização da luz natural.

As luminárias acústicas também possibilitam explorar da melhor maneira toda a experiência sensorial dos espaços. “Muita gente não sabe, mas hoje já é possível encontrar luminárias que além do conforto luminoso, oferecem ainda essa funcionalidade acústica. O mais incrível é que são diversos designs disponíveis, possíveis de combinar com decorações de todos os estilos, desde o clássico ao mais luxuoso e imponente, com inspiração que vai dos anéis de Saturno ao castelo de Windsor”, diz Ilma.

O gestor da Workiline Marelli, Danilo Urbano foto: arquivo pessoal

Outro item muito usado em salas maiores, com diversas estações de trabalhos, ou em auditórios, são os painéis e revestimentos de paredes, que ainda preservam o conceito de sustentabilidade. “Grande parte deles é produzido em ecoshape, material ecologicamente correto, com 70% de PET reciclado em sua composição, não propagam chamas e são de fácil limpeza. Suas características de flexibilidade e diferentes possibilidades de aplicação possibilitam abusar da criatividade e expandir a funcionalidade do ambiente”, conta.

Tratamento acústico

É sabido que o trabalho acústico melhora a concentração, a sensação de bem-estar, entre outros benefícios. Para evitar muitos ruídos e atrapalhar as reuniões da Fortlev Solar, o diretor comercial e CEO da WorkLine Mobiliário e Soluções Corporativas, Danilo Urbano, projetou um espaço com divisórias e carpetes, a fim de isolar o som do ambiente.

“Com este trabalho, atingirmos a privacidade necessária na sala de reuniões da empresa. Na área de staff, por ser um ambiente Open Space, o tratamento se fez totalmente necessário para melhor concentração da equipe”, afirma ele.

Danilo lembra que o tratamento acústico é composto por uma série de itens que de forma conjunta promovem melhor eficiência. Divisórias com tratamento acústico, carpetes, revestimentos em pet, placas em forma de nuvem de tratamento acústico, rebaixamento correto do teto. Com esses elementos, já garantimos uma grande eficiência.

 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.