Automação: os benefícios de uma casa inteligente

Luciene Araujo
automação controle da casa no celular

Foto: Freepik

A automação residencial deve crescer dos atuais US$ 72,30 bilhões (2022) para US$ 163,24 bilhões em 2028. Os números, divulgados pela pesquisa da Fortune Business Insights, representam uma taxa de crescimento anual composta de 12,3% no período 2021-2028.

Ainda segundo o estudo, esse crescimento se concentra nas áreas de segurança, gerenciamento de energia, entretenimento, eletrodomésticos inteligentes, controle e conectividade, conforto e iluminação.

A média mundial de residências com pelo menos um dispositivo de automação gira em torno de 14%. No Brasil, cerca de 10% das moradias, até 2022, possuíam algum grau de automação.

Automação no Quem Constrói

Automação

O empresário Raigner Rocha foi entrevista no Papo com o Especialista. Foto: Willian Girelli

Automação foi destaque nesta quarta-feira (31), na terceira edição do Programa Quem Constrói, veiculado na Pan News (90,5 FM), às 15h.

Logo que acabou o programa, as mensagens começaram a chegar. Afinal, quem não gostaria de comandar o funcionamento de toda a casa na palma da mão?

O empresário Raigner Rocha foi recebido no estúdio para participar do quadro Papo com o Especialista. Ele explicou que as possibilidades garantidas pela automação têm feito com que ela ganhe mais e mais adeptos a cada dia. Afinal, permite o controle de sistemas básicos da residência por meio de um toque na tela ou pelo som da sua voz.

“Muitos sistemas funcionam por meio do controle e do monitoramento pelo smartphone e com uma conexão com a internet. É claro que existem algumas particularidades, dependendo dos acessórios utilizados e do nível de automação escolhido para a residência”, aponta Rocha.

Automoção é conforto

automação foi destaque na quarta edição de Quem Constrói

O empresário Raigner Rocha testando um sistema de automação. Foto: arquivo pessoal

Acenda ou apague as luzes, acione um aparelho de ar condicionado ou uma cafeteira ou encha uma banheira de água, tudo de forma digital. Esses são exemplos de conforto possibilitado pela automação.

Ações que há três ou quatro décadas só faziam parte de desenhos animados, como “the jetsons”, ou séries futuristas. Mas, hoje estão ao nosso alcance. Embora ainda relativamente desconhecida  por boa parte das pessoas, a automação vem sendo procurada por um número cada vez maior de clientes, garante o empresário que atua há seis anos no mercado. “À medida que mais produtos e tecnologias se tornam mais acessíveis, aumenta o número de clientes que busca automatizar suas casas”, aponta.

O pedido mais comum entre os clientes que buscam o serviço de automação é a integração de todos os controles, por meio de um tablete ou celular”, completa Raigner Rocha.

Encurtando distâncias

Para se ter uma ideia ainda maior da dimensão desse universo, do quanto a automação pode facilitar o seu dia a dia, Raigner citou dois exemplo. “O proprietário de um imóvel, localizado no município de Santa Teresa e utilizado para locação, pode abrir a porta para as pessoas que o alugaram, mesmo estando em Vitória ou qualquer outra cidade”, apontou como primeiro exemplo.

E o segundo, foi a possibilidade de mães, pais ou avós de verificar se a criança está em segurança. Logo, uma vantagem muito considerável. “Além das câmaras e babás eletrônicas, ligadas ao sistema de automação, há uma vantagem muito moderna, capaz de trazer muita paz. O sistema permite cortar a energia das tomadas que não estão em uso”, contou.

Segurança

automação residencial - segurança

Todos os aparelhos são integrados ao sistema, comandados pelo celular ou tablet. Foto: WP Automação

Outro tópico abordado durante o programa foi o significativo benefício da automação na segurança. “Você pode instalar câmeras, até mesmo por meio de uma simples lâmpada, e monitorar seu imóvel, de qualquer lugar, com acesso à internet”, apontou o especialista.

Esses sistemas inteligentes também facilitam o controle de acesso por parte dos moradores quando chegam às residências. “Em vez de uma porta com fechadura, que precisa ser aberta com chave, por exemplo, é possível instalar leitores biométricos e conectá-los às câmeras de segurança. Assim, fica fácil e muito mais seguro conferir quem entrou e saiu de sua casa durante o dia”, enumerou Raigner.

E tem mais. Caso alguém entre na residência, o proprietário recebe um alerta em seu smartphone. “E pode assistir tudo o que está acontecendo em seu celular. Assim, chamar a polícia se necessário”, finalizou o convidado da quarta edição e Quem Constrói.

O programa vai ao ar toda quarta-feira, às 15 horas, pela Pan News (90,5 FM). E você pode participar enviando pautas, sugestões para a programação ou mesmo críticas. Envie sugestões pelo e-mail da coluna – [email protected] – ou pelo whatsapp (27) 99953-8614.

Ouça o programa na íntegra

Produzido por Leticia Vieira e Luciene Araujo

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.