Certificação Fitwell e a sua relevância para os imóveis

Aline Pagotto

Auguri Mooca da Tecnisa tem certificação Fitwell. crédito: Tecnisa

 

“Morar em um apartamento com várias facilidades e ter tudo o que preciso no condomínio, por exemplo, é um sonho. Tenho certeza que fiz uma boa escolha”, afirma a empresária Maria Lúcia Loyola.

No mercado imobiliário existem empreendimentos de todos os tipos. Mas é claro que os que possuem diferenciais sempre chamam mais atenção, como foi o relato de Maria Lúcia.

O fitwell é uma certificação que prioriza a saúde e o bem-estar dos ocupantes de imóveis e projetos que envolvam estas iniciativas.

Desenvolvido pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC) e pelo General Services Administration (GSA), ambos dos Estados Unidos, o selo é uma certificação pensada nos estabelecimentos e nas residências.

Atualmente, é operada pelo Center for Active Design dos EUA, uma instituição sem fins lucrativos, e está presente em mais de 180 países.

O gerente executivo de engenharia da Tecnisa, Mauricio Bernardes. crédito: arquivo pessoal

Fitwell nacional

No Brasil, muitas empresas já estão conseguindo o selo. Isso porque as boas práticas já são executadas por aqui.

A Tecnisa foi a primeira construtora da América Latina a conquistar a certificação internacional de bem-estar e saúde Fitwel, em dois empreendimentos residenciais em São Paulo.

Para conquistar essa certificação, os nossos empreendimentos incluem, por exemplo, espaços verdes e soluções cuidadosamente projetadas para prática de atividades físicas nas áreas comuns, além de soluções técnicas que trazem maior conforto acústico dentro das unidades privativas.

“Nestes 45 anos de história, sempre pensamos no bem-estar e na qualidade de vida de nossos clientes. Por isso, oferecer comodidades que ajudem a garantir isso é essencial para nós, em todos os projetos. Ter a certificação Fitwel no Auguri Mooca e no Highlights Campo Belo é algo de extrema importância, pois mostra que estamos no caminho certo”, diz o gerente executivo Engenharia, Maurício Bernardes.

Pioneira no Estado

Morar bem é algo essencial para a qualidade de vida das pessoas, por isso a Nazca registrou-se para ser a primeira incorporadora do Estado a ter este selo.

A princípio três empreendimentos imobiliários que serão lançado em Vitória terão a certificação.

“Está no DNA da Nazca conceber produtos que proporcionem bem estar aos seus clientes/ocupantes. Com bastante área verde, iluminação natural, ambientes amplos, confortáveis e sempre em excelentes localizações. E quando conhecemos a certificação fitwell ela veio de encontro a tudo que a empresa acredita”, explica um dos diretores da Nazca, Breno Peixoto.

Requisitos para adquirir a certificação

Os indicadores de saúde da certificação Fitwell incluem acessibilidade a atividades físicas e espaços verdes, qualidade do ar e iluminação natural. Os empreendimentos residenciais certificados podem melhorar a qualidade de vida dos moradores e contribuir para a saúde mental e física da comunidade.

O guia de boas práticas de projeto para saúde e bem-estar foi aplicado a empreendimentos pela primeira vez em 2012 pelo prefeito Michael Bloomberg da cidade de Nova York. Atualmente, ela é operada sem fins lucrativos em 180 países.

São três categorias: uma, duas e três estrelas. A pontuação do empreendimento vai de 90 a 144 pontos. São mais de 60 estratégias diferentes que são analisadas, além de 12 categorias, como ter impactos positivos na saúde, redução na morbidade e absenteísmo, promover a segurança dos ocupantes, entre outras.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.