Confira 3 dicas para não errar com os contratos de aluguel

O contrato de aluguel é um documento legal que estabelece os termos e condições da relação entre o locador e o locatário. Ele é importante porque define as obrigações e responsabilidades de ambas as partes, evitando mal-entendidos e disputas no futuro.

Além disso, o contrato de aluguel protege os direitos tanto do locador como do locatário, garantindo que ele possa usufruir do imóvel sem interferência do locador, desde que cumpra as condições estabelecidas no contrato.

De acordo com o advogado dr Felipe Morais Matta, os contratos de aluguel podem dar problemas para os inquilinos se não forem lidos e compreendidos corretamente. “Muitas vezes, os inquilinos podem ser surpreendidos com taxas adicionais, multas e outras cláusulas que não foram devidamente explicadas no contrato. Além disso, se o contrato não for cumprido corretamente, os inquilinos podem enfrentar problemas legais, como a rescisão do contrato e a perda do depósito de segurança. Por isso, é importante ler atentamente o contrato antes de assinar e esclarecer todas as dúvidas com o locador e sempre contar com a orientação de profissionais qualificados”, afirma o advogado que listou 3 importantes dicas para não errar na hora de preparar o contrato de aluguel.

Confira 3 dicas para não errar no contrato de aluguel

  1. Leia atentamente o contrato: Antes de assinar o contrato de aluguel, é importante ler atentamente todas as cláusulas e condições, o contrato deve conter expressamente o objeto da locação, duração do contrato, valor, forma de pagamento, multa, cláusulas de rescisão recíprocas, direito de preferência ou hipóteses de indenização pelas benfeitorias. Certifique-se de entender todos os termos, condições e obrigações do locador e do locatário.
  2. Faça um inventário: Antes de se mudar para o imóvel alugado, faça um inventário com um laudo de vistoria de todos os itens e condições do imóvel com vídeos e fotos. Isso inclui móveis, eletrodomésticos, paredes, pisos e outras características do imóvel. Isso ajudará a evitar disputas e problemas no futuro, especialmente quando se trata de danos ou reparos.
  3. Mantenha uma boa comunicação: É importante manter uma boa comunicação com o locador durante todo o período de locação. Se houver algum problema ou questão, informe ao locador imediatamente para que possa ser resolvido o mais rápido possível. Além disso, mantenha um registro de todas as comunicações, incluindo e-mails e mensagens de texto, para evitar mal-entendidos e disputas no futuro.

Por Leticia Viera e Lucine Araujo 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.