Confira como foi o Open House da Casa Cor ES 2024

Alex Pandini

Foto do blog. Crédito Alex Pandini.

 

A CASACOR ES 2024 volta a acontecer no Clube Ítalo-Brasileiro, na Ilha do Boi, em Vitória. É o segundo ano seguido que o charmoso clube recebe o evento.

 

O Open House reuniu todo o ecossistema que engloba a mais completa mostra de arquitetura, arte, design de interiores e paisagismo das Américas, nesta quarta-feira, 27 de março, das 9h às 12h, para apresentar o tema e o traçado da edição 2024 da mostra. Este ano, serão cerca de 30 ambientes diferentes, na 28ª edição do evento.

 

NOVAS DATAS

A CASACOR ES 2024 será antecipada este ano. O evento vai acontecer entre 2 de setembro e 27 de outubro, trazendo o conceito de condomínio, e um tema que leva à reflexão sobre quais ancestrais queremos ser para as futuras gerações. Com o slogan “De Presente, o Agora”, a ideia é jogar luz na necessidade de conscientização ambiental e para o uso de tecnologias renováveis.

 

As organizadoras da mostra, Rita Tristão e Renata Tristão, enfatizam que os 30 ambientes vão se integrar entre espaços externos de convivência, gastronomia, 2 apartamentos (um com 90 m² e outro com 280m²),1 studio (30m²) e 1 loft (100 m²).

 

A anfitriã, Rita Tristão. Foto do blog.

 

“O conceito de condomínio da CASACOR ES 2024 evidencia as diversas formas de morar dos tempos atuais. E escolher o Ítalo como cenário central reflete a essência da mostra deste ano, intitulada ‘De Presente, o Agora’. Isso implica priorizar a sustentabilidade, otimizando os investimentos já realizados para contribuir para um legado mais robusto ao clube. Essa abordagem cria o ambiente ideal para a realização da CASACOR 2024″, afirma Rita Tristão, lembrando que o clube também abrigou a mostra em 2019, sendo o único local a hospedar três edições da Casacor.

 

A convite das organizadoras, o jornalista, especialista em crítica e curadoria de arte e diretor de relacionamento da CASACOR, Pedro Ariel será o curador da mostra capixaba. Ariel também deu uma palestra sobre o tema da 28ª edição da mostra durante o Open House. “Teremos momentos para interação com os profissionais e vamos refletir sobre os ambientes. Será uma troca muito rica”, diz o jornalista.

 

Foto do blog.

 

Foto do blog.

 

TEMA

O tema “De Presente, o Agora” convida arquitetos, decoradores, designers, paisagistas e sobretudo os visitantes a refletirem sobre que tipo de ancestrais queremos ser, e qual será o legado que deixaremos para as próximas gerações e para o Planeta. “É urgente repactuar o presente para inventar o futuro. Um mergulho na biodiversidade cultural em que nos movimentamos será capaz de revelar a beleza de nossa origem, feita de resiliência, alegria e encantamento. Ainda podemos ouvir os guardiões do planeta. Aqueles que mantêm em seu estilo de vida a sabedoria necessária para curar a terra, limpar os rios, proteger as florestas e nos religar ao Cosmos. Estejam eles entre árvores, no asfalto das cidades ou em centros de pesquisa”, afirma o Manifesto da CASACOR 2024.

 

Vista do deck do Clube Ítalo-Brasileiro, sede da Casa Cor ES 2024. Foto do blog. Crédito: Alex Pandini.

 

AMBIENTES

Entre os ambientes da 28ª CASACOR ES estão o Studio do Capoeirista, um resgate dos povos originários, da cultura dos negros escravizados que trouxeram a dança, patrimônio cultural da humanidade, para o Brasil. Logo na entrada da mostra, caminhar pelo Espaço Conexão será mergulhar na poesia de Mário Quintana e na rica biodiversidade brasileira: “Eles passarão… Eu passarinho”, lembra a passarela interativa. Destaque também para o Pet Care, o Quarto das Gêmeas e para a volta do Quarto do Bebê. “Esse é um ambiente querido pelos visitantes da Casacor ao longo dos anos, e estamos trazendo de volta a pedidos”, compartilha Renata Tristão.

 

SERVIÇO

28ª CASACOR ES 2024
De 4 de setembro a 27 de outubro, no Clube Ítalo-Brasileiro, na Ilha do Boi, Vitória

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.