Conhece o Clube de Precificação de Imóveis?

Alex Pandini

Divulgação Biase.

 

Clube de precificação de imóveis, um clube que reúne o que eram antes concorrentes e agora são parceiros. Essa é a definição do seu criador, Renato Avelar, que atua há mais de 30 anos no mercado imobiliário capixaba e se tornou referência do setor no estado e no país. Avelar é Broker owner da RE/MAX Häuser, uma das empresas de maior influência no setor no Brasil.

 

Com uma sutil, porém profunda transformação, segundo Renato às vezes imperceptível aos olhos de muitas pessoas, principalmente aqueles profissionais que não se modernizaram e não percebem a sutileza deste movimento, hoje os corretores passam a entender que são profissionais de extrema importância. “Diante disso, muitas pessoas vem mudando de carreiras, advogados, contadores, arquitetos, engenheiros, vem migrando para a profissão, entendendo que aquele modelo antigo que existia, onde o corretor era uma pessoa que ‘não tinha dado certo em outra função’, ficou para trás”.

 

Hoje, de fato, o nível de profissionalização do mercado imobiliário no Brasil é uma realidade que veio para ficar e que a cada ano que passa se torna mais evidente. “O corretor profissional entende que ele é um dos principais atores da engrenagem econômica da sociedade, uma vez que o mercado imobiliário foi, é e sempre será o maior ativo financeiro do mundo, pois no mundo não existe mais dinheiro, nem em ações, nem ouro, que possam comprar todos os imóveis que existem sobre o planeta”, define Renato.

 

O CLUBE

Renato Avelar e o Clube de Precificação de Imóveis. Foto divulgação,

 

Nesse cenário de transformação, os corretores passam a se profissionalizar, a ter um novo olhar , uma nova postura, e principalmente a se conectarem.
Se antes, se viam como concorrentes, hoje se veem como parceiros. E parceria não é somente fazer negócios e dividir horários.

 

Na opinião de Avelar, é, principalmente, estender a mão e compartilhar conhecimento e boas práticas. Em Vitória, do alto de seus 34 anos de estrada, Renato criou o Clube de Precificação, um ambiente onde os corretores de todas as imobiliárias, independentemente de marcas ou bandeiras, autônomos ou associados, passam a se encontrar mensalmente e presencialmente para tratar de assuntos práticos sobre a precificação de imóveis, pois este é o ponto mais complexo da operação imobiliária : formação do preço. “Um dado assustador dos principais portais é que o tempo médio dos anúncios no Brasil é de 423 dias, e a causa dessa demora é simples: preço!” afirma.

 

O imóvel só não vende por dois motivos. Preço e visibilidade. Estando os corretores conectados, lidando em um cenário de parceria e não de concorrência, o imóvel tem toda a visibilidade.
E os corretores deste momento de transformação passam também a trabalhar dentro do modelo americano, que tem como bases a precificação e um contrato de representação, operando em parcerias na maioria dos negócios. “Isso acelera imensamente o processo de compra e venda, neste modelo o proprietário escolhe apenas um corretor para representar ele perante todos os corretores do mercado, desta forma o imóvel tem a máxima visibilidade”, revela o criador do clube.

 

REUNIÕES

O clube de precificação acontece sempre em uma das empresas ou em auditórios alugados para que as pessoas se reúnam e possam trocar ideias. Recentemente, foi feito um evento na Adimóvel, em Jardim da Penha, onde foram tratados assuntos práticos como os métodos evolutivo, involutivo e método de geração de renda. Todos eles da ABNT. “De uma forma que os corretores passam a ter contato com as ferramentas e boas práticas para que possam formar o preço correto, e trazer a negociação para um elevado nível de assertividade, fazendo com que as vendas aconteçam com maior velocidade”, explica.

 

A última reunião do clube aconteceu em Jardim da Penha. Foto divulgação,

 

Além disso, o Clube de Precificação tem planilhas que reúnem dados de imóveis efetivamente vendidos, o que facilita muito o trabalho de formação do preço dos imóveis, trazendo muita facilidade para quem faz parte do grupo. A referência para precificar é baseada no que foi realmente vendido, e não como uma comparação com um imóvel que está a venda há mais de 400 dias, que, como dito, está com preço fora da realidade. Para fazer parte do grupo, Avelar garante que o corretor tem que ter uma carreira irretocável, e deve ter perfil de facilidade em fechar parcerias.

 

O Clube de Precificação retrata o cenário maduro do mercado de Vitória, que junto com Balneário Camboriú representam os mercados mais maduros do país. Dele nasceu a plataforma UniList Ademi Secovi, também criada por Renato Avelar, que é a primeira plataforma baseada no modelo MLS do Brasil, com acesso exclusivo aos corretores, onde são disponibilizados os imóveis devidamente precificados e com contratos de gestão para parcerias, dando imensa visibilidade aos players do mercado e acelerando muito o processo de compra e venda , de uma forma organizada e em um ambiente de extremo profissionalismo.

 

O que fica patente neste cenário de transformação, é que corretores passaram a se qualificar com obsessão por conhecimento, ferramentas, boas práticas e conexões entre todos, encarando a profissão como uma carreira, levando ao máximo o nível de conhecimento e performance, sendo o foco central desta transformação o cliente , e não os honorários.

 

Renato Avelar, tem 55 anos de idade, é natural de Belo Horizonte. É Broker owner da RE/MAX Häuser, bacharel em comunicação social pela UFES e graduado pelo Dale Carnegie Institute, e também preside a Federação Capixaba de Iatismo.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.