Construção Civil gera quase 60 mil vagas de trabalho no ES

A construção civil responde por 5,4% do PIB (Produto Interno Bruto) do Espírito Santo. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o setor é responsável pela criação de mais de 59 mil vagas de trabalho com carteira assinada.

A mão de obra atua prioritariamente na construção de empreendimentos residenciais e comerciais, que, no primeiro semestre de 2022 somavam 1.693 unidades imobiliárias somente na Grande Vitória, conforme levantamento do 39º Censo Imobiliário, realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES).

Um levantamento realizado pelo Sebrae, a partir dos dados do Caged e da Classificação nacional de Atividades Econômicas (CNAE), apontou que os pequenos negócios do setor de construção de edifícios foram os que mais geraram empregos no Brasil em 2022.

Cerca de 87,6 mil trabalhadores foram contratados pela construção civil. Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a pesquisa confirma o bom momento da indústria da construção e a consistente retomada do segmento de restaurantes, duramente atingido pela pandemia de covid-19.

“O mercado imobiliário aquecido pelo aumento do trabalho em home office impulsionou os resultados na geração de novos empregos nas pequenas empresas da construção civil, e os restaurantes mostraram números vigorosos, indicando que eles deixaram – definitivamente – a crise para trás”, comenta.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.