Construção Civil se reúne para debater desafios do setor

A produtividade está entre os temas principais do encontro nacional que começa nesta terça-feira (11).

Produtividade na construção será um dos principais temas em debate pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), durante o 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que será realizado entre os dias 11 e 14 de abril, na São Paulo Expo.

Os caminhos para a industrialização e produtividade nas habitações de interesse social (HIS) serão o foco de um dos painéis. Nele, haverá um debate em torno das principais iniciativas de estímulo à industrialização da construção. O intuito é reduzir o tempo de construção e os custos, além de aumentar a produtividade nas obras de HIS. O painel contará com a participação do presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Outro tema com destaque garantido no evento é a industrialização da construção voltada aos ganhos de produtividade e eficiência. Por isso, outro painel abordará a temática para que os especialistas no assunto tratem de “Como o uso intensivo de máquinas e equipamentos afeta a produtividade das obras”.

Os painéis de debates contarão com a participação de especialistas em construção, engenharia, tecnologia e outros campos relacionados. A ideia é compartilhar suas experiências e conhecimentos para impulsionar o setor. O evento reunirá empresas, instituições e profissionais de todo o país, possibilitando um amplo debate e troca de informações.

Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES), Douglas Vaz – Foto: Divulgação

“O Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma excelente oportunidade para o setor discutir temas que impactam a atividade da construção civil. Um desses temas é justamente a produtividade”, avalia o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES), Douglas Vaz.

Estudo do Sebrae apontou que os principais fatores a impactar a produtividade no setor são: capacitação e treinamento da mão de obra, uso apropriado da matéria prima, planejamento e controle das obras. “No ENIC vamos debater, por exemplo, como o uso intensivo de máquinas e equipamentos aumentam essa produtividade, redução do custo de manutenção dos imóveis com novas tecnologias e novas oportunidades em PPPs e concessões”. Enumera Vaz.

Esse debate é fundamental, afirma o presidente, tanto que o Sinduscon-ES incentiva a participação no evento, que este ano acontece em São Paulo, criando, inclusive, um pacote com passagem e hospedagem com descontos para que um maior número de empresários do setor possam participar.

No Espírito Santo, são cerca de 60 mil empregos diretos criados pela construção civil e isso demonstra o impacto que essa indústria tem, pela sua grande capacidade de gerar empregos e um enorme efeito multiplicador na economia.

O 96º Enic, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), conta com a parceria da FEICON; apoio do Sesi e do Senai; e patrocínio de Sebrae, Mútua, Zigurat, Totvs, Mais Controle, CV, Sienge, Orçafascio, Kone, PhD Engenharia, Alto QI, Acate e Ingevity.

 

Por: Luciene Araujo

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.