Cottagecore: conceito de vida simples é tendência no decór

Aline Pagotto

Foto: Pinterest

Elementos do campo levados para dentro de casa, transmitido por meio de um estilo de vida, que busca uma vida mais simples, tranquila e até bucólica. Esse é o cottagecore.

De acordo com a arquiteta e designer de interiores, o estilo se intensificou na pandemia, com os trabalhos on-line e a reclusão. Com isso, s pessoas escolheram o interior.

A arquiteta e designer de interiores Alessandra Cohen. Foto: Thuany Louzada

“Locais com muito verde, casas de campo, fazenda para ficarem recolhidas e experimentaram a tranquilidade que esses locais proporcionam com todos os elementos, e passaram a cozinhar, fazer jardinagem, ter tempo para elas, auto cuidado como cuidar do mental e corpo, escolherem roupas e mobiliários mais confortáveis, sendo a escolha sempre pelo conforto não pela estética. Viralizou nas redes sociais e virou tendência na moda e decoração”, afirma ela.

Alessandra destaca que a estética cottagecore explora o desejo de conexão e harmonia com a natureza, com um toque nostálgico e elementos naturais e sustentáveis.

“Esse estilo de vida busca um ar bucólico e nostálgico, a preocupação com o meio ambiente, a boa alimentação, o produto local, a alimentação sem agrotóxicos e sendo feito dentro de casa, moradia trazendo menos impacto com o entorno e o contato com a verde”, diz.

Biofilia

Segundo Alessandra, na arquitetura e na decoração, o impacto do cottagecore gera a necessidade de estar junto à natureza. “Houve um aumento por compras de casas próximos de locais com muito verde. O paisagismo virou um item que não pode faltar até dentro de apartamentos”, ressalta.

Cozinha em cottagecore Foto: Pinterest

Para ela, é uma boa opção levar elementos da natureza para dentro de casa, por meio de móveis e plantas.

“Investir em plantas e mobiliário sendo usado no tom da madeira sem verniz para alterar sua cor, além de usar o couro que também é muito utilizado nos campos, faz com que o ambiente tenha um ar de simplicidade e aconchego”, explica.

Móveis e artesanato

A especialista destaca que com a tendência é possível ter uma casa em plena cidade e deixá-la como se estivesse no campo.

Móveis rústicos, louça vintage, florais, almofadas com bordados à mão em tecidos naturais, roupa de cama floral, poltronas e sofás confortáveis são característicos do cottagecore.

‘Há a valorização das memórias afetivas. E o feito a mão faz com que o artesanato seja o toque e até a peça principal das decorações. Normalmente o artesanato é feito com que é encontrado região sendo usado, palha, madeira, barro, conchas, lã, e trazem afetividade. Se for uma peça de família, viagens ou mesmo da valorização da cultural da terra natal, como eu fiz no restaurante da Casacor ES, que trouxe artesanatos feitos no Pará e ES vão sempre agregar aconchego tátil e visual ao local pelo valor emocional que carrega” relembra.

Adepto ao estilo

Seguindo essa linha de pensamento, o engenheiro eletricista Hans Schwartz levou todos seus móveis importados da Alemanha, sua terra natal para sua casa no sítio.

Ele montou a residência com móveis rústicos, sofás confortáveis com mantas feitas em crochê, tapetes com réplicas de pele de animais, entre outros elementos.

“Eu adoro esse clima de natureza. A mesa da minha sala parece uma árvore cortada ao meio. Precisamos colocá-la primeiro na casa para depois levantarmos as paredes, por exemplo. Mas ela dá todo o charme e o encanto de uma paisagem natural e rupestre”, conclui.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.