Cozinha bem iluminada é tudo de bom

Aline Pagotto
cozinha bem iluminada faz toda a diferença

Aproveitar a iluminação natural é muito importante. Foto: Freepik

Uma cozinha bem iluminada é mesmo tudo de bom. Considerada um dos ambientes mais importantes da casa, a cozinha precisa ser bem aconchegante e funcional. Nem sempre as pessoas reconhecem a importância de ter esse ambiente bem iluminado, mas a necessidade de uma boa luz não pode ser descartada.

Segundo a arquiteta Bruna Souza, sempre que possível, devemos aproveitar a iluminação natural, justamente porque ajuda na visualização dos objetos e do ambiente.

Cozinha bem iluminada

“Em geral, ambientes que necessitam de concentração devem possuir luzes brancas, portanto é importante distribuir a iluminação de forma homogênea para que seja possível a higienização e preparos adequados dos alimentos”, explica Bruna. A arquiteta reforça que, com a iluminação correta, é possível ver a coloração do alimento e se ele está ou não estragado, por exemplo.

“Pode-se ter iluminação focal em nichos ou cristaleiras, destacando alguns adornos e auxiliando na organização da cozinha”, explica ela.

Ela ainda dá dicas. “Caso possua aquela bancada para refeição e opte por colocar pendentes (item super útil), se atente ao material, a fim de facilitar sua limpeza, ou coloque uma luz embutida no gesso”, indica.

Cores

A arquiteta Bruna Souza crédito: arquivo pessoal

De acordo com a arquiteta, para o ambiente ficar mais bonito e funcional, é necessário lançar mão de tons que podem ajudar na claridade e na profundidade necessária.

“Utiliza-se com mais frequência as cores neutras e claras em uma cozinha, pois são tons que auxiliam na sensação de amplitude, combinam com elementos mais escuros que podem estar presentes na própria marcenaria ou apenas em alguns detalhes, além de serem tons que são mais fáceis de ornar com outro ambiente caso seja uma cozinha integrada”, afirma Bruna.

Também é possível fazer uma cozinha com tons mais escuros, como o preto e a madeira, muito utilizado por exemplo nas cozinhas com um estilo industrial. Bruna destaca que os tons claros são os mais ideais. “As cores escuras podem trazer a sensação de que o ambiente é pequeno”, conta.

Cozinha ousada

Há também cozinhas mais “ousadas”, com ainda mais personalidade. A farmacêutica Stephanie Dionísio optou por cores mais fortes na marcenaria, como o amarelo e o vermelho, ela não se importa de parecer um pouco cansativo aos olhos, por isso optou por armários e eletrodomésticos nessas tonalidades.

“Minha geladeira é amarela, bem pequena e meus eletrodomésticos dão uma quebra de cor, pois são vermelhos. Porém, a luz é branca (lâmpada de LED) para mão deixar os olhos cansados e nem causar estranheza no local. A combinação deu certo”, avalia.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.