A importância da construção civil na criação de espaços públicos

Praça de Pancas, na sede do município. Foto: PMP

Praças e quadras desportivas são espaços públicos essenciais para a qualidade de vida das pessoas. Um local de convivência e lazer para os moradores das cidades.

Mas você sabia que a construção civil também é fundamental na criação e manutenção desses espaços?

A construção civil é responsável por construir e reformar as praças e quadras desportivas, garantindo que estejam em boas condições para o uso da população. Além disso, a construção civil também é responsável pela instalação de equipamentos de lazer, como bancos, mesas, brinquedos e aparelhos de ginástica,  que tornam as praças e os parques mais atraentes e acessíveis a todos.

Segurança e Acessibilidade

Mas a importância da construção civil na criação de praças e parques vai além da construção e manutenção desses espaços. A construção civil também é responsável por garantir a segurança e a acessibilidade das praças, garantindo que elas estejam em conformidade com as normas de segurança e acessibilidade.

Além disso, a construção civil também pode contribuir para a criação de praças mais sustentáveis e econômicas. A utilização de materiais e técnicas de construção mais eficientes e sustentáveis pode reduzir os custos de manutenção das praças, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Por fim, a construção civil também pode contribuir para a criação de praças mais inovadoras e criativas, que atendam às necessidades e desejos da população. A utilização de materiais e técnicas de construção mais modernas e inovadoras pode tornar as praças mais atraentes e interessantes para os moradores das cidades.

Diversão garantida

Feira gastronômica realizada na Praça do Namorados, em Vitória. Foto: divulgação

Prefeito de Pancas pelo segundo mandato e vice-presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Sidiclei Giles de Andrade defende a importância desses espaços.

“Independente da cidade, esses espaços são essenciais para as famílias se reunirem em um ambiente mais agradável, crianças e adolescentes brincarem e as pessoas desenvolverem algum tipo de atividade esportiva ou mesmo uma boa leitura. Além de ser bem comum a realização de feiras gastronômicas e de artesanato em praças de vários municípios, não apenas no Espírito Santo, mas em todo o país”, aponta o gestor público.

E complementa: “Nas praças e quadras, as pessoas se divertem, estão felizes”.

“Em Pancas, realizamos diversos eventos nas praças. Feiras, cinema com muita pipoca, comemoramos datas especiais, como o Dia da Mulher . Recentemente comemoramos os 59 anos do município com o projeto Cultura na Praça. E foi um sucesso”. Sidiclei.

Qualidade de Vida

O balanço é um dos brinquedos favoritos da pequena Malu.

O prefeito tem razão. Basta um volta por praças e quadras da sua cidade para encontrar gente feliz.

É só chegar na pracinha do bairro em que reside em Vitória, para a pequena Malu distribuir sorrisos e até gargalhadas.

“O difícil é convencê-la que é hora de voltar para casa. Ela faz aquela carinha de sofrimento e sempre acaba ganhando pelo menos 10 minutinhos a mais”, conta o pai Felipe Moraes.

E já está cientificamente comprovado que entretenimento faz bem à saúde.

São muitos benefícios que impactam em muitas áreas. “Entre elas estão o aumento na qualidade e expectativa de vida, fuga da rotina e novas experiências interesses e habilidades.”, garantiu o neurocirurgião Fernando Gomes, em entrevista à CNN.

Sustentabilidade

Em Pancas, ainda neste semestre, será inaugurada a primeira usina termomagnética do Espírito Santo para tratamento de resíduos sólidos urbanos sem poluir o meio ambiente.

A tecnologia inovadora foi importada do Japão e terá capacidade de processar até 20 toneladas por dia de resíduos.

E o local onde antes abrigou um lixão, hoje já conta com 5 mil mudas de árvores. As espécies foram plantadas por um mutirão de voluntários, incluindo alunos da rede pública de ensino,  para formar o Parque Ecológico Municipal.

Recursos

O vice-presidente da Amunes destaca que é muito claro aos gestores a importância de se ter espaços públicos de lazer nos municípios, mas a maioria das prefeituras dependem de recursos estaduais e federais.

Pista de Pump Track na Ponta da Fruta – Vila Velha

“Os municípios maiores, que possuem uma melhor arrecadação, tem melhores condições de planejar a construção ou a revitalização de praças e quadras. Mas os municípios menores não possuem condição financeira de fazer essas melhorias com recursos próprios. Então dependem de bons projetos e boa articulação junto ao governo do estado e com a bancada federal, a fim de conquistar recursos nessas esferas”, explica Sidiclei. Ainda segundo o prefeito, o governo estadual “têm sido o principal parceiro dos municípios”, nesse sentido.

Em 2021, a Prefeitura Municipal de Vila Velha entregou a primeira pista de Pump Track à beira-mar da América Latina. Numa área total de 2.270 metros quadrados.

 

Por Leticia Vieira e Luciene Araujo 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.