Cristaleira nunca sai de moda!

Letícia Vieira
cristalaeiras antigas podem ser vendidas a preços muito altos

Clássica e atemporal, a cristaleira é a peça “queridinha” da casa para muitas pessoas. Foto: Freepik

A cristaleira ainda é utilizada em muitas casas e pode ser uma peça de destaque na decoração, apesar de ser um móvel antigo. Antigamente, ela era muito utilizada pelas famílias que costumavam ter uma grande coleção de cristais e porcelanas para exibir em ocasiões especiais. Mas será que ela nunca sai de moda? A resposta é sim.

Cristaleira não sai de moda

A arquiteta e designer de interiores, Bianca Fornazier, garante que o móvel combina com qualquer ambiente desde o clássico ao moderno. “Esse mobiliário é uma opção perfeita na decoração, pois confere ao ambiente elegância e descontração”, afirma.

Você pode usar a peça em diferentes ambientes da casa, como a sala de jantar, a sala de estar, a cozinha, além da área gourmet e escritório. É uma peça bem versátil e com várias funções. Além disso, pode ser utilizada para exibir não apenas cristais e porcelanas, mas também outros objetos de decoração, como livros, vasos e esculturas.

“A cristaleira é uma peça originada na Inglaterra no séc. XVII e surgiu da paixão da rainha Mary em expor suas porcelanas”, conta a aquiteta. A partir daí, esse móvel começou a ser usado na decoração. E o costume chegou ao Brasil com a corte portuguesa. “Hoje, é um exemplo de móvel tradicional, pois remete a memórias afetivas, além de deixar o espaço elegante e muito mais aconchegante”, diz Bianca.

Onde encontrar

As cristaleiras em madeira de lei são as mais valorizadas

Cristaleira em madeira de lei, no valor de R$ 16 mil reais. Foto: Atelier Clássico.

Lojas de móveis e antiquários comercializam a peça. Mas, existem profissionais que fazem as cristaleiras sob medida. Os custos são muito variados.

No estilo clássico, moderno com design diferenciado e no estilo rústico, com toque vintage. Seja como for, há diversos modelos, cores, tamanhos e materiais de acabamento. É possível criá-la sob medida e de forma personalizada”, explica.

A cristaleira pode ser uma forma de preservar objetos de valor sentimental, como heranças de família. “Atualmente na decoração, usamos móveis que remetem a memórias, sem dar a sensação de “velho” e antigo. São peças únicas que trazem aconchego, conforto e elegância”, pontua.

Uma boa dica para usar a cristaleira na decoração é combinar texturas e materiais. “Por exemplo, móveis de madeira rústica e móveis de cor branca podem fazer a diferença no dia a dia, misturando os estilos modernos e mais antigos”, ensina a arquiteta.

Vale lembrar que para inseri-la na decoração, não é necessário adaptar a fundação, como quebrar paredes, fazer rodapé, entre outras situações. “Por se tratar de um móvel compacto e versátil, não precisa de adaptar o local para colocar uma cristaleira. Escolha um espaço, que vai ficar incrível”, recomenda.

Afetividade

Presente em decorações mais clássicas, a cristaleira imprime um ar nostálgico e de boas memórias. Por exemplo, a aposentada Leia Dal Col possui um exemplar em sua residência, na qual coleciona várias peças de cristal, como taças, copos, xícaras, entre outros acessórios. Ela destaca que todas as peças, guarda com muito cuidado e carinho.

“Tenho essa cristaleira há mais de 10 anos e ela é toda torneada, produzida em madeira de lei. Sempre fui apaixonada por coisas antigas. Por isso, decidi ter uma em casa para guardar meus “mimos”, brinca.

A paixão pelo móvel é tão grande que ela afirma não querer doá-lo ou vendê-lo. “Várias lojas de antiguidades já me procuraram para comprar a minha cristaleira, mas sempre digo que não vendo, pois é uma relíquia que tenho e não me desfaço de jeito nenhum!”, finaliza Leia.

Leia mais:

O luxo dos tapetes persas

 

Por Letícia Vieira, Aline Pagotto e Luciene Araujo

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.