Da simplicidade ao requinte com a decoração escandinava

Aline Pagotto

Foto: Pinterest

Uma mistura de tradicional com o moderno, a decoração escandinava surgiu para dar um tom de requinte ao simples.

Originado nos países do norte da Europa, esse estilo de decoração surgiu ainda no início do século XX, influenciado pelas ilustrações de Carl Larsson, um artista sueco.

A arquiteta Bruna Souza crédito: arquivo pessoal

Segundo a arquiteta Bruna Souza, na decoração escandinava é comum o investimento no bem-estar e no aconchego da casa.

“O estilo é simples e funcional. As cores neutras são predominantes, como o bege, cinza, branco, tons pastéis que auxiliam na sensação de amplitude do ambiente. Os materiais naturais são essenciais para esse estilo, a madeira clara, linho e algodão, assim como uso de plantas, flores e elementos orgânicos que faz essa conexão com a natureza e traz pontos de cores no ambiente”, destaca.

Para Bruna, o design escandinavo incorpora elementos modernos e contemporâneos, resultando em uma combinação de estilos atemporais.

Sem muitas mudanças na estrutura

De acordo com a especialista, esse estilo é bem adaptável e valoriza a funcionalidade e a simplicidade.

Não há necessidade de grandes reformas estruturais. No entanto, algumas adaptações podem ser feitas para potencializar as características desse estilo, além da troca de pisos, revestimentos e cores, que se encaixam nesse estilo. Por exemplo, se for possível criar ambientes mais amplos e valorizar a iluminação natural, fazendo ajustes na disposição das janelas, criar ou aumentar os vãos da casa, até mesmo alterando cortinas e persianas para permitir uma maior entrada de luz”, indica.

Iluminação

Bancada em uma cozinha planejada em estilo escandinavo. Foto: Pinterest

 

A iluminação no estilo escandinavo deve ser suave, acolhedora e funcional, evitando luzes muito brilhantes ou agressivas.

A arquiteta ressalta que luminárias com design simples e limpo, minimalista e em tons suaves ou embutidas podem ser usadas para manter uma aparência clean;

“Para tornar o ambiente mais aconchegante, aposte em abajures de tecidos leves em cores neutras para fornecer iluminação suave e direcionada; luminárias de chão elegantes e minimalistas para adicionar iluminação adicional ou até mesmo iluminação indireta por meio de fitas de LED embutidas”, orienta.

Com quem combina mais?

Bruna destaca que o estilo escandinavo combina mais com pessoas que apreciam o design minimalista e desejam ambientes livres de excesso e desordem.

“Geralmente, são pessoas que apreciam a estética moderna e contemporânea, que preferem uma paleta de cores suaves e neutras e que gostam da conexão com a natureza e de elementos naturais”, afirma.

E é exatamente o perfil da empresária Esther Ramalho. Ela mora em um apartamento pequeno, mas colocou alguns elementos na decoração para dar a sensação de amplitude nos ambientes.

“Investi em móveis multifuncionais, que ocupam menos espaço e nas janelas cortinas menores”, conta.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.