Quer uma decoração com personalidade? Aposte no estilo boho!

Aline Pagotto

Foto: Freepik

Muito utilizado na moda, o estilo boho também invadiu a decoração de interiores. Surgido no século XIX, o estilo inspira liberdade, personalidade, criatividade e conforto.

A arquiteta Bruna Souza crédito: arquivo pessoal

Segundo a arquiteta Bruna Souza, a palavra “boho” vem de “bohemian” – também conhecido como boêmio – e se caracteriza por um mix de texturas, cores, estampas e vegetações, trazendo consigo uma mistura de influências étnicas, hippies e vintage.

De acordo com a especialista, o estilo traz mais acolhimento e aconchego, portanto essa tendência está cada vez mais presente na arquitetura, a fim de priorizar a qualidade de vida das pessoas.

“O boho é composto em sua maioria por esses elementos como madeiras, artesanatos e muita vegetação, que conectam o indivíduo com elementos da natureza, portanto ainda é um estilo em alta”, afirma ela.

Como aplicar à decoração?

Bruna diz que é importante priorizar o conforto e agregar elementos com valores sentimentais.

“Misture texturas, cores, tendências, acessórios rústicos, modernos, vintage, móveis e materiais naturais e ecléticos, artesanatos, tapetes, colchas e almofadas com estampas, plantas e etc. Qualquer uma dessas opções vai dar muito certo”, indica.

A arquiteta destaca ainda que esse estilo possui cores terrosas e vibrantes, como o marrom, bege, verde, azul, laranja, rosê e entre outras cores.

Decoração com macramê é forte no estilo boho. Foto: Freepik

“Essas cores mais vibrantes costumam estar presentes nos detalhes da decoração, mas também é possível utilizá-las nos móveis, cadeiras, sofás ou até mesmo na pintura da parede, com atenção para não carregar demais o ambiente’, informa.

Fique de olho nos móveis!

Mobiliários diversos, uma mistura de peças vintage, peças rústicas e artesanais. Essa é a melhor escolha para quem deseja apostar no boho. Bruna explica a combinação de um elemento com outro pode ser uma boa opção.

“O que mais se vê são móveis de madeira mais clara, combinados com outros elementos naturais. Decoração com elementos artesanais com detalhes em macramê, crochê e cerâmica. Combine também plantas, pedras, conchas, palhas, madeira, bambu, rattan, vime, espelhos orgânicos, estampas que remetem a cultura, através das almofadas, cortinas, tapetes, colchas. Fica lindo”, conta ela.

A vendedora Denise Falcão apostou em elementos naturais, como madeira para garantir conforto. Além disso, sua casa possui muita vegetação, mas não pode faltar o macramê e o crochê em casa. Ela diz que faz toda diferença na sua decoração.

“Minha mãe faz o crochê e decora a casa. Acrescentamos o macramê, pois acho lindo e a mistura combina muito. Também incluímos plantas e deixamos a sala muito colorida. Quem vem aqui em casa se apaixona por tudo”, finaliza.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.