Decorando as prateleiras da sala

Letícia Vieira

Foto: Freepik

As prateleiras são elementos importantes na decoração da sala, pois permitem exibir objetos decorativos e livros, além de ajudar a organizar o espaço. Para escolher a decoração ideal para as prateleiras da sala, é preciso considerar alguns fatores, como o estilo da decoração, as cores e os materiais utilizados.

A primeira dica é: escolha um tema. Para criar uma decoração harmoniosa nas prateleiras da sala, é importante escolher um tema ou uma paleta de cores que unifique os objetos expostos.
E definir pela colocação de objetos com valor sentimental é uma decisão muito bem-vinda. “Livros especiais, peças garimpadas em viagens, fotos, lembranças de família ou souvenirs que chegaram de presente. Tudo isso ajuda a deixar o espaço com a nossa cara!”, destaca a decoradora Michelle Bastos.

Variedade

Varie as alturas e tamanhos para criar uma decoração interessante. “Use livros grandes e pequenos, objetos altos e baixos e vasos de diferentes tamanhos. Essa mescla irá formar uma composição visualmente atraente.”, garante Michele.

Outra escolha bastante comum são objetos de coleção. Por exemplo, miniaturas ou souvenires de viagens, que também ajudam a criar uma decoração personalizada e única.

Crie contrastes: para criar uma decoração interessante nas prateleiras da sala, é importante criar contrastes entre os objetos expostos. Por exemplo, você pode combinar objetos de cores diferentes ou materiais diferentes, como madeira e metal.

Sem exagero

A decoradora faz um alerta: não sobrecarregue as prateleiras. “Objetos em excesso trazem a sensação de bagunça. Deixar espaço entre eles e não abusar da quantidade ajuda a criar uma decoração mais equilibrada e organizada”, ensina Michelle

A advogada Sônia Rodrigues, apaixonada por miniaturas, já foi vítima do exagero. Ela iniciou a coleção em 2015. Em menos de dois anos, precisou fazer mais duas estandes ao lado da prateleira central. E em 2009, fez uma nova prateleira na outra parede da sala. A coleção não parava de crescer.

‘Um amigo veio me visitar e falou que eu precisava de ajuda (risos), que estava insuportável ficar na minha sala. Disse que estava com medo de ser atacado pelas miniaturas”, conta Sônia.

“Na semana seguinte me levou  para assistir um episódio de uma série norte-americana que chama ‘Acumuladores’. Decidi que iria resolver aquilo. Mas não conseguia escolher quais eu daria” completa a advogada.

Sônia então decidiu doar todas as peças, ficando apenas com as 30 primeiras que iniciou a coleção.

Por Leticia Vieira e Luciene Araujo 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.