Descobri uma infiltração. E agora?

Letícia Vieira

Valdeci Jesus de Paula. da Hidrochok, verificando os danos causados por uma infiltração. Foto: arquivo pessoal

Infiltração é um problema comum e várias vezes bem grave em muitas casas. Dessa forma, pode causar danos significativos à estrutura e ao acabamento da construção.

Quem já passou por essa situação, sabe que não é nada simples. Em suma, é fundamental agir rapidamente para evitar que o problema se agrave.

Mas, o que fazer quando descobrir o problema?

Origem da infiltração

O primeiro passo é identificar a origem da infiltração. Afinal, ela pode ser causada por diversos fatores.

“Pode ser por um vazamento no telhado, rachaduras nas paredes ou problemas nas tubulações de água ou esgoto, por exemplo”, explica o bombeiro hidráulico, Valdeci Jesus de Paula, da Hidrochok.

Ele reitera que identificar a origem da infiltração é fundamental para que o problema seja resolvido de forma efetiva.

Profissional qualificado

Em seguida, contrate um profissional especializado para realizar o reparo. Dependendo da origem da infiltração, pode ser necessário contratar um encanador, um eletricista ou um especialista em telhados.

“É importante escolher um profissional qualificado e experiente para garantir que o reparo seja realizado de forma adequada”, destaca o corretor de imóveis, que hoje atua em Portugal, Juliano Hubner. Assim, complementa, “evitar uma dor de cabeça maior”.

Rapidez

Realize o reparo o mais rápido possível. “Para evitar que a infiltração cause danos maiores à estrutura e ao acabamento da construção”, reafirma Valdeci.

Além disso, a infiltração pode causar problemas de saúde, como mofo e bolor, que podem afetar a qualidade do ar interno e causar problemas respiratórios, destaca a médica Juliana Lenzi. “Pode desencadear alergia, aparecer sintomas nasais (coceiras, espirros e corrimento) e oculares (coceira e vermelhidão), tosse e mesmo falta de ar”, enumera a médica.

Prevenção

Após realizar o reparo, é importante tomar medidas preventivas para evitar futuras infiltrações. Então, inclua manutenções regulares na estrutura da casa, instalação de sistemas de drenagem adequados e utilização de materiais de construção de qualidade.

Leia mais:

Saiba como prevenir ou acabar com o mofo em casa

Por Letícia Vieira e Luciene Araujo

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.