Design Biofílico: Como a natureza pode transformar os ambientes

Foto: Freepik

A biofilia é um conceito que tem ganhado cada vez mais destaque na arquitetura e design de interiores. Trata-se da conexão entre o ser humano e a natureza, que pode ser explorada por meio de elementos naturais na decoração e na arquitetura.

De acordo com a engenheira e arquiteta Rafa Reis, “As plantas são bastante usadas em projetos de design biofílico, mas elas não são a única opção. Ele está atrelado ao uso de elementos naturais, como luz natural, ventilação natural, madeira, pedras, água, além de paisagens naturais, com o objetivo de criar um ambiente que se assemelhe à natureza o máximo possível. Além disso, plantas artificiais podem ser usadas em locais onde as plantas naturais não são viáveis, como em áreas com pouca luz ou onde a manutenção das plantas é difícil. No entanto, é importante lembrar que as plantas artificiais não oferecem os mesmos benefícios de saúde e bem-estar que as plantas naturais, como a purificação do ar e a redução do estresse. Fazendo o adendo que quadros de natureza, como fotografias de paisagens ou pinturas de florestas, também podem ser usados para criar uma sensação de conexão com a natureza em um ambiente biofílico” afirma a arquiteta.

Ainda de acordo com a arquiteta “O design biofílico está sendo impulsionado por avanços tecnológicos, como iluminação LED e sistemas de irrigação automatizados, que tornam mais fácil e eficiente a incorporação de elementos naturais em projetos de construção e, em conjunto com a crescente preocupação com a sustentabilidade, têm desempenhado um papel importante no aumento da popularidade do design biofílico e o reconhecimento da importância do bem-estar e da qualidade de vida no ambiente construído que podem ter um impacto positivo na saúde mental e física dos ocupantes”, finaliza.

Relaxamento

Residência de Juçara Lopes. Foto: Arquivo pessoal

A nutricionista Juçara Lopes não conhecia o conceito. “quando ela (a arquiteta) o apresentou a mim e ao meu marido, ficamos encantados com a explicação dos elementos escolhidos e como eles estavam relacionados ao que queríamos para o nosso lar” pontuou.

Ainda de acordo com Juçara “de imediato, adoramos a proposta do projeto e ficamos muito satisfeitos com tudo o que foi apresentado. Agora, com a casa finalizada, podemos sentir os efeitos positivos da biofilia”, afirma.

Juçara ainda pontua outras vantagens em ter optado pelo conceito. “A casa é muito bem iluminada e arejada, o que tem sido excelente para economizar energia.

Além disso, ao entrarmos, sentimos uma sensação de frescor, provavelmente devido às plantas e à tranquilidade da cachoeira na piscina. Sempre que temos um dia exaustivo, ligamos a cachoeira para relaxar a mente e a alma” finaliza.

Vantagens

A engenheira e arquiteta Rafa Reis elencou 5 vantagens de optar pelo conceito Biofílico

  • A presença de elementos naturais, como plantas e luz natural, pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar.
  • A inclusão de plantas no ambiente pode ajudar a melhorar a qualidade do ar, já que elas absorvem gases nocivos e liberam oxigênio.
  • A presença de elementos naturais pode ajudar a estimular a criatividade, o que pode ser particularmente útil em ambientes de trabalho.
  • A exposição a elementos naturais pode ajudar a melhorar a saúde e o humor das pessoas, contribuindo para um ambiente mais feliz e saudável.
  • A inclusão de elementos naturais pode ajudar a melhorar a conexão das pessoas com a natureza, o que pode ser particularmente útil em ambientes urbanos.

Por Leticia Vieira e Luciene Araujo 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.