Festival de Alegre: segurança das estruturas está verificada

Luciene Araujo
Fiscalização Crea-ES na estrutura do Festival de Alegre.

Foto: Crea-ES

Nesta quinta-feira (08/06) tem início o Festival de Alegre, que retorna depois de sete anos. E o maior festival de música do Espírito Santo, deve mais uma vez reunir milhares de turistas durante os três dias de evento.

O que pouca gente para pra pensar é o tamanho da responsabilidade em relação à segurança, diante de uma estrutura tão grande como essa.  Uma preocupação essencial para garantir que todos os participantes desfrutem do evento de maneira tranquila. Por isso a vistoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) é tão importante.

Segurança das estruturas do Festival

Fiscalização da Estrutura do Festival de Alegre pelo Crea

Todas a estrutura do Festival foi vistoriada. Foto: Crea-ES

No último final de semana, profissionais do Conselho realizaram as vistorias fiscal e técnica nas estruturas do Festival de Alegre. Acima de tudo, o objetivo da inspeção foi garantir a segurança e a conformidade das instalações de acordo com as normas técnicas vigentes.

Uma equipe multidisciplinar de fiscais, inspetores e assessores técnicos do Crea-ES verificou minuciosamente as estruturas do festival. Os profissionais vistoriaram palcos, barracas, sistemas elétricos e hidráulicos, entre outros itens.

Durante a operação, observaram a qualidade dos materiais utilizados na construção e a estabilidade das estruturas. Bem como a presença de saídas de emergência adequadas e a correta instalação das redes elétricas.

Após a vistoria, os engenheiros orientaram os organizadores na implementação de algumas correções. Nesse contexto, para evitar possíveis falhas estruturais, sobrecargas e riscos de incêndio. Assim, assegurando que as normas de segurança sejam cumpridas.

Festival de Alegre: estruturas verificadas pelo Crea-ES

Equipe multidisciplinar de fiscais, inspetores e assessores técnicos do Crea-ES. Foto: Crea-ES

“Essa inspeção do Crea-ES tem um papel fundamental na prevenção de acidentes e na garantia da segurança dos visitantes e dos profissionais envolvidos no evento. Ao zelar pela integridade das estruturas, o conselho visa a garantir o bem-estar da população e o desenvolvimento responsável das atividades relacionadas à engenharia.”, declarou o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva.

Festival de Alegre

O Festival de Alegre foi criado em 1980, como um evento de música popular, especialmente universitária. Mas, com o passar do tempo, se tornou o maior festival de música do Espírito Santo e também um dos mais famosos do Brasil.

Foram 27 edições, a última em 2015, que reuniram milhares de pessoas. Nesse período, a cidade do interior do Espírito Santo recebeu dezenas de artistas muito famosos e milhares de turistas. Este ano, o Festival de Alegre está de volta, com 15 atrações, sendo 12 shows nacionais e 3 bandas regionais.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.