Oportunidades de financiamento e projetos de Inovação em obras

Luciene Araujo
Financiamento para a construção civil e projetos de inovação foram os temas abordados pelo SENAI durante o 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC, em abril.

Painel para debater oportunidades e desafios. Foto: CBIC

Oportunidades de financiamentos e projetos de Inovação são uma busca constante dos empresários da construção civil.

A dificuldade enfrentada pelos pequenos empresários em obter crédito devido à falta de histórico se destaca na relação dois desafios. Raphael Nasz Sant’ Anna, representante do Instituto Senai de Tecnologia da Construção Civil de São Paulo, enfatiza a importância de solucionar esse problema e ressalta a relevância dos investidores anjos para as pequenas empresas.

“Nós sabemos que os pequenos empresários muitas vezes enfrentam dificuldades em conseguir financiamento para seus projetos de construção ou inovação devido à falta de histórico e garantias sólidas. Isso acaba limitando seu crescimento e impactando o desenvolvimento do setor”, afirmou Sant’ Anna. A afirmação foi realizada durante o painel sobre o tema que integrou a programação do 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em abril.

Investidores anjos

Para Sant’Anna, uma das alternativas mais efetivas nesses casos é o envolvimento de investidores anjos. “Pois eles apostam em projetos promissores e ajudam a impulsionar o crescimento das pequenas empresas da construção civil”, destacou.

Além disso, o representante do Instituto Senai de Tecnologia da Construção Civil de São Paulo abordou a jornada da transformação digital da instituição. Ele ressaltou o trabalho realizado pelo Senai em parceria com pequenas empresas que apresentam propostas inovadoras e tecnológicas para o setor. “Nós estamos empenhados em impulsionar a transformação digital na construção civil, e isso envolve trabalhar diretamente com pequenas empresas que possuem boas propostas de novas tecnologias”, destacou Sant’ Anna.

“O Senai busca ser um facilitador nesse processo, oferecendo apoio técnico, acesso a laboratórios e expertise para ajudar essas empresas a desenvolverem suas ideias e se tornarem competitivas no mercado.”

Ecossistema de Inovação

Além do financiamento e da inovação, o Senai também trouxe um debate sobre a importância de criar um ecossistema de inovação e adotar métodos modernos de construção. Carlos Bonfim, gerente de Negócios do Instituto Senai de Tecnologia de Construção Civil do Senai Cimatec/BA, destacou a necessidade de mudanças no setor.

E a busca por soluções que tragam maior eficiência e sustentabilidade para a indústria. “Para enfrentar os desafios da construção civil é fundamental inovar e adotar métodos modernos de construção. Precisamos repensar processos, investir em tecnologias avançadas e promover a integração de diferentes atores do ecossistema”, enfatizou Bonfim.

Bonfim defende que a mudança é necessária não apenas para aumentar a produtividade e a qualidade das construções, mas também para reduzir impactos ambientais. Assim,  garantir a sustentabilidade do setor.

“Precisamos de fato fazer acontecer a inovação no nosso setor, pois ele vive uma guerra por ser tão tradicional. A nossa transformação só vai acontecer com uma mudança cultural da nossa construção”, finalizou Carlos Bonfim.

 

Redação Constrói ES, com iformações da Agência CBIC

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.