Financiar um imóvel é uma boa ideia? Saiba mais!

Aline Pagotto

Foto: Freepik

Para quem quer comprar a casa própria, o valor do financiamento é uma coisa super importante a ser considerada.

De acordo com o especialista em crédito imobiliário e diretor do Sindicato das Empresas de Administração Comercial e Ativos Imobiliários no Estado do Espírito Santo – Secovi-ES, Ricardo Gava, é uma grande vantagem.

“Primeiramente, o financiamento imobiliário tem um grande diferencial dos demais financiamentos que é o bem que costuma valorizar com o passe do tempo. Então por aí , já é uma grande vantagem. Ele permite adquirir um imóvel mesmo sem dispor do valor total à vista, tornando a compra acessível”, diz Gava.

O especialista em crédito imobiliário, Ricardo Gava. crédito: arquivo pessoal

Outro ponto importante para o especialista é que o preço do imóvel pode variar, por isso é importante ficar atento.

“O preço de um imóvel hoje não é o mesmo do ano passado. Ele tende a valorizar. Além disso, as taxas de juros para financiamentos imobiliários costumam ser mais baixas do que outras modalidades de crédito, o que pode resultar em parcelas mais adequadas ao orçamento do comprador. E mesmo assim, se no futuro as taxas do financiamento caírem, existe a possibilidade de trocar a taxa contratada por uma mais baixa se estiver sendo oferecida em outra instituição financeira”, analisa ele.

Vantagens

Segundo Ricardo Gava, existem vantagens em financiar os imóveis no Estado atualmente. Ele afirma que Vitória está entre os melhores municípios para isso.

“Vitória teve a maior alta de valorização por metro quadrado entre as capitais, de acordo com uma pesquisa recente. Nos últimos dez anos, os imóveis na região metropolitana tiveram uma valorização de mais de 144%, superando os investimentos tradicionais. Isso é realmente impressionante.”, afirma.

Ele informa ainda que os imóveis têm uma tendência a não serem afetados como outros investimentos durante momentos de crise, e esses dados recentes mostram que estamos no caminho certo. “Por meio do financiamento, também é possível adquirir imóveis de maior valor ou em localizações melhores, que podem se valorizar ainda mais, mas que talvez não fossem acessíveis sem essa opção de pagamento parcelado”, destaca o especialista.

Minha Casa, Minha Vida

A mudança das regras do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) também pode acelerar esse processo e beneficiar mais pessoas com o aumento do teto do programa para imóveis em até R$ 350mil reais com até R$ 8mil reais de renda familiar,  conforme explica o especialista em crédito imobiliário.

“Foi um avanço muito comemorado pelo setor e que deve ser comemorado também pela população pois vai facilitar o acesso à moradia, oferecendo condições especiais de financiamento para famílias que buscam imóveis econômicos”, conclui.

Financiar imóvel não estava nos planos do corretor de plano de saúde Gustavo Abranches. Segundo ele, depois de ter perdido um filho, ele queria mudar de casa para não ter lembranças, com isso buscou um novo imóvel para comprar e percebeu que poderia financiar o apartamento por meio do MCMV. Hoje, ele vê como uma oportunidade.

“Acredito que foi a melhor coisa que fiz. Não sei se teria todo o dinheiro para comprar o apartamento que queria e me mudar com minha esposa. As parcelas são baixas e o momento estava propício para isso, então fizemos. Valeu a pena!”, comemora.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.