Home Staging: técnica impulsiona as vendas dos imóveis

Aline Pagotto

O Home Staging é um método eficaz para venda de imóveis. Foto: Freepik

O Home Staging funciona como uma “encenação” adotando métodos de marketing imobiliário que pode ajudar a anunciar o imóvel e vendê-lo com um valor acima da média.

De acordo com o arquiteto e sócio -proprietário da Solar Studio, Renato Santana, essa é uma prática inovadora muito utilizada em muitos países, como Estados Unidos, Portugal, entre outros, vem funcionando há mais de 30 anos. Aqui no Brasil, a técnica tem tomado força cada vez mais.

“O mercado internacional usa essa técnica de forma física e não virtual, especialmente para imóveis de alto padrão. Mas aqui no Brasil não é muito comum, pois seria necessário ter um imóvel mobiliado, como se fosse um showroom à disposição. Desta forma, fazemos um projeto 3D, que vai dar uma perspectiva da ambientação do ambiente que será vendido ou alugado”, explica ele.

Vantagens

Os arquitetos Thadeu Miranda e Renato Santana. Foto: Arquivo pessoal

Uma pesquisa feita pela National Association of Realtors (NAR), associação norte-americana dos corretores de imóveis, em 2019, revela que imóveis com Home Staging vendiam os imóveis de forma mais rápida. Acima de 80% eram vendidos com mais facilidade.

“A ideia do Home Staging é destacar os pontos positivos do imóvel e deixá-lo ainda mais atrativo aos olhos do comprador ou do inquilino e até em um preço mais próximo de mercado que ele realmente merece ser vendido, pois a maioria das pessoas que veem um imóvel sem muitas reformas acabam não enxergando o potencial desse imóvel”, reforça o arquiteto e também sócio -proprietário da Solar Studio, Thadeu Miranda.

O homestaging atenua os pontos negativos do imóvel que, na maioria das vezes, pode aparecer “despido”, detonado ou até mesmo com mobiliário do antigo dono, transmitindo uma imagem de apego ao imóvel.

“A técnica é feita sem grande custo, pois ela é totalmente virtual. Se o proprietário precisa fazer uma reforma, ele vai gastar com material, mão de obra e profissionais capacitados. Com o homestaging o custo é baixo e tem valor de qualidade que ele poderá usar para divulgação nas mídias sociais, além de transmitir mais segurança às pessoas interessadas ao imóvel”, informa Renato Santana.

Mercado imobiliário

Cozinha em Home Staging. Foto Solar Studio

Consultores imobiliários se empenham para vender seus imóveis e encontrar potenciais compradores para eles. A corretora de imóveis e sócia-proprietária da Broker’s House, Suelene Feltrin, destaca que a venda de imóveis se torna mais fácil quando atua com essa técnica como aliada.

“O homestaging desempenha um papel crucial na venda de imóveis, criando ambientes neutros que destacam a utilidade de cada espaço. Isso permite que os clientes se imaginem vivendo ali, tornando a conexão emocional mais forte e acelerando o processo de compra. Ao minimizar imperfeições e realçar pontos fortes, o Home Staging valoriza o imóvel, levando a vendas mais eficientes e bem-sucedidas”, comenta.

Nesse mesmo contexto, a designer de interiores Natacha Aquino destaca que quando foi comprar sua casa, usou o método do Home Staging.

“Não estava dando nada pelo imóvel. Mas te-lo visto decorado e com todos os móveis no lugar deu uma sensação de pertencimento. Foi assim que percebi que ali era meu lugar”, conta.

Afinal o que é o homestaging?

O Home Staging não funciona como Design nem Decoração de Interiores. A prática envolve, principalmente, a função decriar ambientes genéricos, despersonalizados, que frisem a utilidade de cada divisão da casa.

Assim, a pessoa interessada no imóvel entende com mais facilidade a proporção e todo o potencial dos ambientes e deixa que as suas emoções, em conjunto com as suas necessidades, o conduzam a uma decisão final.

Por isto, o Home Staging precisa ser o mais neutro possível. Até porque nunca sabemos quem virá visitar o imóvel. Pode ser uma pessoa que tenha gostos parecidos com o do proprietário do imóvel ou não.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.