Imóveis com espaços integrados à natureza são mais procurados

Luciene Araujo
consumidores preferem espaços integrados à natureza

Sustentabilidade está na mira de mais da metade dos compradores de imóveis. Foto: Edifício Brisa Boulevard/Argos

Imóveis com espaços integrados à natureza e mais arejados são procurados por mais da metade dos consumidores. Ou seja, a sustentabilidade é um dos principais critérios analisados na busca por um empreendimento. Uma realidade detectada em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias e pela Brain Inteligência Estratégica.

Auxiliar na preservação do planeta por meio de ações sustentáveis é uma responsabilidade de todos, inclusive de empreendimentos.

Espaços integrados à natureza

espaços arejados e integrados à natureza

Espaços arejados e integrados à natureza são diferenciais importantes.

Um imóvel com tecnologias verdes, que causem menos impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade, é uma das tendências que os consumidores analisam enquanto buscam por um apartamento. Isso é o mostra uma pesquisa realizada em parceria pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e a Brain Inteligência Estratégica.

O levantamento indica que 57% dos entrevistados procuram por imóveis que apresentem espaços arejados e integrados com a natureza. Bem como outros 56% pagariam um valor mais alto em um empreendimento que tenha tecnologias verdes para proporcionar aos residentes.

Diretor de Vendas da Argo, Emerson Lima destaca que a preocupação com a sustentabilidade do planeta tem sido muito percebida pela mudança no consumo de cada pessoa, e não é diferente no mercado imobiliário.

“A população está cada vez mais atenta ao que consome, e a como isso impacta o meio ambiente. Por isso é importante construir empreendimentos verdes, que contribuem para fortalecer o desenvolvimento dos nossos bairros e cidades, preservando o nosso planeta e o nosso futuro, comenta Lima.

Sustentabilidade em empreendimentos

Um levantamento do United States Green Building Council aponta que o Brasil possui mais de mil construções sustentáveis. Imóveis que adotam boas práticas, como a utilização de tintas à base de água e a gestão de resíduos dos materiais de construção. Bem como o envio das madeiras utilizadas na obra para a reciclagem. E ainda utilizam lixeiras para coleta seletiva e a captação e reutilização de água da chuva e do ar-condicionado.

“Além da estrutura do Brisa Boulevard para todos os residentes, cada apartamento também apresenta soluções tecnológicas, como a tomada USB na suíte e a preparação para sistema de automação residencial nas unidades. O cuidado com a qualidade de vida continua em evidência, com um espaço Garden, totalmente dedicado à área verde, e uma área de lazer com mais de 800 m², entregue montada e decorada, para promover mais diversão, tranquilidade e mais bem-estar para todos os moradores”, afirma Emerson.

Peso na escolha

O consultor imobiliário, Eduardo Rangel, destaca que a modernização do espaço teve grande peso na hora de adquirir a casa própria. “Hoje pela nossa experiência, principalmente fora do pais, vemos muito esse conceito sendo aplicado. A modernização do espaço impactou bastante n nossa decisão. Ponderamos muito nisso”, afirmou

Segundo ele, no edifício em que hoje mora, tem uma área verde, logo na entrada (jardim), na área comum. “Bem como nos corredores e na rampa de acesso. Além disso, nos fundos do empreendimento tem o espaço pet, com muita grama. E, acreditem, tem uma horta comunitária, que é um grande diferencial para gente”, enumerou.

Rangel acrescentou que a integração da natureza irá propocionar uma grande qualidade de vida. “Aquela área do Jockey Itaparica é de frente do mar e tem uma grande área verde preservada. Temos contato com a natureza desde quando acordamos até a hora de dormir. Isso é bom para nós e para nossa família”, contou o novo morador.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.