Inteligência artificial na construção civil e a transformação do setor

Aline Pagotto

Foto: Freepik

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que está revolucionando diversos setores da economia, e a construção civil não é exceção. Com a crescente demanda por edifícios inteligentes e sustentáveis, a IA tem se mostrado uma ferramenta fundamental para aprimorar a eficiência energética, a segurança e o conforto dos imóveis.

O engenheiro civil e arquiteto, Marlos Reis crédito arquivo pessoal

Sensores instalados em edifícios podem coletar informações sobre o consumo de energia, a qualidade do ar, a umidade e outros fatores que afetam o conforto e a saúde dos ocupantes, automação de processos, construção de edifícios inteligentes e sustentáveis. Tudo isso pode ser favorecido por meio das inteligências artificiais.

“Na construção civil, os usos dessa tecnologia abre portas para ajudar os clientes a visualizarem os empreendimentos desde a fase de projetos, já que muitos têm dificuldade de entender como funcionam os projetos”, diz o engenheiro e arquiteto Marlos Reis.

Realidade virtual

E falando em futuro, o diretor executivo da Città, Roberto Puppim, conta que umas das atrações do local é a visita ao apartamento decorado do Arti Design Living por realidade virtual. “Estamos utilizando o dispositivo Oculus VR que permite que os clientes em potencial experimentem uma visita imersiva aos espaços decorados do apartamento”, afirma.

A simulação permite que o cliente ande dentro do apartamento e visualize os ambientes, tudo no conforto do nosso estande, em uma sala equipada para a tecnologia.

“Eles têm uma ideia melhor do espaço, da decoração, feita pelo arquiteto João Armentano, que participou do projeto do Arti, da vista do deslumbrante do mar, entre outros detalhes”, explica Puppim.

O diretor executivo da Città, Roberto Puppim crédito Divulgação

Plataforma virtual

Para o diretor da Città, a inteligência artificial tem se tornado uma parte cada vez mais relevante em tudo, e já chegou no setor imobiliário, como na questão dos apartamentos decorados.

“O uso do Oculus é mais uma opção de facilidade para nossos clientes, antes mesmo da montagem do espaço decorado, já podemos mostrar o produto em realidade virtual e tudo isto, claro, acompanhando de nossa equipe que irá orientar e esclarecer todas as dúvidas sobre o empreendimento”, pontua.

Pensando em comprar seu primeiro apartamento, a jornalista Christine Ziviani experimentou essa nova realidade. Com um controle joystick que fica nas mãos, ela foi guiada pelo ambiente e ficou encantada com o que viu.

“Acredito que em relação a contribuição, primeiramente pela rapidez que já se pode conferir um apartamento decorado. É mais uma prova de que a tecnologia anda presente em todos os tipos de profissões e trabalhos atualmente e que o ramo imobiliário, está cada vez mais caminhando junto à realidade virtual, não só nas construções, no que hoje já existe nos edifícios, como também no planejamento”, conclui ela.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.