Qual é o melhor tipo de lâmpada na decoração?

Aline Pagotto

Foto: Freepik

Cada vez mais comum nos projetos de arquitetura e na decoração de interiores, o LED está conquistando ainda mais seu espaço. Mas há quem goste da iluminação tradicional, com as lâmpadas amarelas.

De acordo com a arquiteta Bruna Souza, o tipo de iluminação depende da função. “Seja para destacar um objeto ou elemento, é possível complementar a sensação de conforto com uma luz indireta, por exemplo”, diz.

A arquiteta Bruna Souza crédito: arquivo pessoal

A arquiteta destaca que a iluminação pode ir além da decoração. “Se for para trazer a sensação de conforto e relaxamento, utilize iluminação amarela, próxima a sua cama, por exemplo. Caso contrário, aposte na iluminação mais fria para a área de concentração”, explica.

Outro exemplo dado por Bruna são algumas penteadeiras de camarins, que podem ter lâmpadas amarelas e brancas de forma alternada para não distorcer as cores da maquiagem, trazendo melhores resultados.

LED

Bruna afirma que o LED pode ser utilizado em vários locais, seja embutido no gesso, na marcenaria, atrás de espelhos, e entre outros locais.

“Este elemento é muito utilizado na decoração, pois traz um efeito mais moderno. Complementa a decoração, não emite calor e tem boa durabilidade. O LED dimerizável e automatizado também é uma ótima opção para complementar a decoração por meio da iluminação”, informa ela.

A arquiteta reforça que o LED tem um excelente custo-benefício, pois apresenta maior durabilidade, menor impacto ambiental, além de apresentar diversos tipos de efeitos.

Home-office

Alguns ambientes precisam de mais de um tipo de iluminação. Bruna ressalta que locais que atendam atividades diferentes no mesmo ambiente, ou espaço que são integrados, como um quarto com home-office, em que precisa-se de concentração, mas também de espaço para relaxamento, o legal é usar estratégias como uma luz indireta, por meio de uma sanca ou atrás da cabeceira.

A empresária Olivia Mattos aposta em pontos de focos com a luz branca para a área do home-office, a fim de auxiliar na concentração. “Aqui em casa usamos esse tipo de lâmpada porque ilumina melhor a sala e fico tranquila observando as crianças”, conclui.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.