Minimalismo cria ambientes bonitos e criativos

Aline Pagotto

Foto: Pinterest

Minimalismo Já ouviu falar que, às vezes, o menos é mais? Esse é o princípio desse tipo de decoração. Com ela, podemos criar ambientes lindos e aconchegantes com pouca coisa.

De acordo com a arquiteta Bruna Souza, é uma decoração simples e funcional. “Na decoração minimalista é  fundamental que o ambiente seja organizado e seus adornos discretos e sem exageros. Os poucos elementos decorativos que possuem são elementos que tenham um impacto no espaço”, diz.

A arquiteta Bruna Souza crédito: arquivo pessoal

Materiais naturais de qualidade, cores neutras, móveis funcionais/multifuncionais, poucos adornos e os adornos escolhidos são sempre autênticos e bem pensados, mantendo sempre a organização do ambiente para ficar esteticamente agradável e confortável.

“Ou seja, tanto a arquitetura minimalista, quanto a decoração minimalista, buscam uma abordagem mais simplificada, eliminando excessos e realçando a beleza e leveza do lugar com formas e materiais simples de boa qualidade, a fim de priorizar a praticidade e o aconchego do local”, afirma Bruna.

Combina com tudo?

Bruna afirma que a decoração minimalista é versátil e se adapta com vários estilos, porém ela não combina com todos os estilos, pois é necessário encontrar um equilíbrio e harmonia entre esses estilos.

“Estilos como o Barroco e Art Décor podem ser demais para a característica do minimalismo, assim como o rústico e boho de formas exageradas. No entanto, se esses dois estilos (rústico e boho) forem usados com leveza, podem sim combinar com o minimalismo, assim como o estilo moderno, clássico e o industrial”, destaca.

A arquiteta afirma ainda que a decoração minimalista pode transformar um ambiente em um espaço mais tranquilo, funcional e esteticamente agradável.

“São ambientes que não causam cansaço visual com excesso de elementos, que podem até auxiliar na concentração por ter poucas distrações visuais, sendo mais uma característica de ambientes mais relaxantes, promovendo então o bem-estar do indivíduo, além de auxiliar na sensação de amplitude do ambiente devido suas formas e cores. São ambientes simples e organizados, de fácil manutenção e maior funcionalidade, estilo atemporal, possui vários estilos que se encaixam com essa decoração, permitindo a transformação de ambientes personalizados.

O estilo minimalista em combinação com o estilo industrial. Foto: Pinterest

Perfil

Pessoas organizadas, que gostam do simples e valorizam a funcionalidade, que preferem ter apenas o essencial, com ambiente equilibrado e harmonioso. Esse é o perfil das pessoas que gostam desse tipo de decoração.

A pedagoga Laura Felipe investiu em espaço mais sereno e calmo. Adicionou móveis em tons claros e apostou na cortina branca e um visual mais clean.

“Sou uma pessoa muito discreta e não gosto de nada chamativo em casa. Por isso coloquei mesas e cadeira e sofá claros. Minha casa é toda em tons claros. Não gosto de nada muito escuro. Acho muito mais bonito e bem mais a minha cara”, conclui ela.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.