Obra sem “quebra-quebra”. Modernize a casa sem bagunça!

Aline Pagotto

Foto: Freepik

Se você quer mudar o visual da casa sem a necessidade de perfurações ou troca de materiais, sabia que é possível fazer uma obra mais limpa, sem o “quebra-quebra” que conhecemos. De acordo com a arquiteta Maria Augusta Bittencourt, existem algumas soluções viáveis para quem não quer “dores de cabeça”.

“Obras sem quebra-quebra são normalmente soluções a curto e médio prazo, que garantem atualização visual ou renovação de ambientes novos, mas que não agradam o estilo dos moradores. A instalação de revestimentos “slim” de piso sobre piso são ótimas soluções para minimizar a quebradeira e também podem ser utilizadas. Outros artifícios mais funcionais como instalação de nichos no box ou reforma de espelhos e armários também garantem ambientes mais adequados e funcionais que fazem toda a diferença no dia a dia”, explica ela.

Maria Augusta destaca exemplos de técnicas que podem ser utilizadas atualmente que são mais eficazes para esse tipo de obra. “Por exemplo, em algumas situações podemos manter a pedra da bancada do banheiro e fazer a substituição das louças de apoio, que já mudam totalmente a cara do cômodo”, afirma.

A arquiteta Maria Augusta Bittencourt. foto: Arquivo Pessoal

Avaliação

Segundo a arquiteta, é importante avaliar se o material antigo está em bom estado antes de ser removido. “A partir do momento que o profissional detecta um ponto de infiltração, estofamento ou mesmo vazamento, é de supra importância a substituição do material danificador e recomposição da base da casa antes de aplicação de novos materiais”, conta.

Após uma avaliação criteriosa, é hora de partir para a mão à obra. Maria Augusta recomenda alguns cuidados. “Se o piso estiver em bom estado e “firme” soluções básicas podem ser utilizadas para aplicação de piso sobre piso, por exemplo. Já os armários também seguem essa linha, após avaliação se não estão danificados podem receber portas em perfil de alumínio por exemplo, mais modernas leves e que não estragam em ambientes úmidos, ou mesmo uma nova laminação em vinílico ou pintura, além de troca de puxadores por opções mais práticas também, garantem o novo estilo do ambiente”, completa.

A arquiteta ressalta a importância de sempre contratar profissional capacitado e estar sempre em dia com as obrigações legais de qualquer reforma, principalmente em condomínios.

Mudança

Pensando em passar o ano novo com os netos em Guarapari, a aposentada Marly DePra Bittencourt buscou ajuda profissional para melhorar a estrutura do apartamento para trazer mais conforto e para que a obra não demorasse muito.

“Para ter mais espaço, priorizamos a abertura da cozinha com a sala e instalação de split que precisou de obra, nos banheiros precisava instalar barras de apoio para meu marido e também nichos de apoio no box. A solução foi instalar piso sobre piso madeirado e subir esse mesmo revestimento na parede do fundo para dar lugar a um nicho de apoio. As bancadas foram mantidas e apoiamos novas louças sobre a pedra, além de troca de todos os metais e iluminação mais moderna. No nosso caso, o prédio era novo, já possuía aquecimento das pias e chuveiro e apenas ajustamos para ficar de acordo com as necessidades de toda família”, conclui ela.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.